POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES: UMA AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO
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Title:
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POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES: UMA AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO |
Author:
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BASTOS, JACQUELINE MARIA; GONÇALVES, ADRIANO; FIATES, GABRIELA GONÇALVES SILVEIRA; AMANTE, CLAUDIO JOSÉ; NUNES, ROGERIO DA SILVA
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Abstract:
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Para manterem-se em pleno funcionamento, as universidades precisam buscar recursos e mecanismos que possam garantir o bom exercício da sua função social. Adotar frequentes processos de autoavaliação, que possibilitem legitimar, e se necessário, redimensionar suas práticas, para então, responder satisfatoriamente as diversas demandas externas e internas. O presente artigo tem como objetivo analisar a dimensão políticas de atendimento aos discentes de uma universidade pública federal - a qual terá sua identidade preservada, sendo denominada Universidade ALPHA - tendo como base os relatórios de autoavaliação institucional do último ciclo que engloba os anos de 2017 a 2020. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso avaliativo dos relatórios de autoavaliação. A instituição analisada disponibiliza tais relatórios e os dados necessários para essa análise, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A análise se concentra nos resultados dos questionários aplicados aos discentes, em especial aos graduandos na modalidade presencial. Foi possível perceber alternâncias na visão dos estudantes, provavelmente relacionadas as mudanças nas políticas públicas nacionais, e na redução dos investimentos nas universidades federais. Além disso, o artigo apresenta reflexões sobre os limites dos instrumentos aplicados no processo de autoavaliação institucional. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230229
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Date:
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2021-11-25 |
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