VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

Show full item record

Title: VÓRTICES IMPOSTAS PELA COVID-19: ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO
Author: FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE; QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA; BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
Abstract: Em março de 2020, o sistema educacional mundial, assim como diversos setores produtivos tiveram alterações drásticas, em função da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de pandemia da Covid 19. O ensino e a pesquisa na pós-graduação tiveram significativas modificações, inclusive interrupções. Face a estas considerações, este trabalho busca responder: Como o estudante da pós-graduação da UFPR percebeu as mudanças provocadas pela pandemia? O objetivo principal é identificar a percepção do estudante com o ensino remoto. Utilizou-se dados coletados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram analisadas as respostas dos 949 estudantes de pós-graduação da UFPR que preencheram o instrumento e informaram que tiveram aulas remotas durante a pandemia no ano de 2020. Para a análise dos dados foram construídos gráficos utilizando o software R. Mesmo diante de um cenário de falta de planejamento e a necessidade urgente de adoção de medidas para minimizar o impacto da pandemia na educação, verificou-se que, de uma maneira geral, os estudantes da pós-graduação stricto sensu da UFPR tiveram uma percepção positiva com itens avaliados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acredita-se que os estudantes compreenderam os esforços das pessoas envolvidas em continuar prestando os serviços em casa, mesmo diante das dificuldades com acesso à internet, recursos computacionais, e em muitos casos, tendo as relações familiares e sociais afetadas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230223
Date: 2021-11-25


Files in this item

Files Size Format View
210058.pdf 1.983Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar