MÉTODOS MULTICRITÉRIO DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO UTILIZADOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Show full item record
Title:
|
MÉTODOS MULTICRITÉRIO DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO UTILIZADOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
Author:
|
CASAGRANDE, ARIANA; JULIATTO, DANTE LUIZ
|
Abstract:
|
O objetivo deste artigo é realizar um estudo bibliométrico das publicações científicas em nível internacional sobre modelos multicritérios de apoio à tomada de decisão aplicados em instituições de ensino superior. O estudo concentra-se no período de 2012 a 2021. Para a realização da pesquisa foram utilizadas três bases de dados que indexam publicações científicas: Web of Science (WoS), Scopus e ERIC – Institute of Education Sciences. Os resultados da análise bibliométrica demonstram que, no âmbito internacional, foram localizados 28 trabalhos sobre o tema, que foram referenciados 466 vezes. Ainda, verificou-se que nos 28 trabalhos filtrados na pesquisa foram utilizadas ao todo 124 palavras-chaves, sendo uma média de quatro palavras-chave por artigo. Com relação à frequência de estudos na área de pesquisa nos últimos dez anos, verificou-se que o ano de 2018 foi o que mais obteve publicações, seguido dos anos 2019 e 2020. A partir do levantamento realizado, foi possível perceber o uso do MCDA em IES para as mais diferentes áreas, como por exemplo: priorização de processos para implementação de gerenciamento de riscos; avaliação de páginas da web de universidades; redesenho de cursos universitários; identificação de barreiras estratégicas de sistema de informação gerencial; avaliação de desempenho de sustentabilidade financeira, entre outros. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230208
|
Date:
|
2021-11-25 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar