Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo analisar se existem diferenças na adaptabilidade de carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação – TAEs. A pesquisa adota um enfoque quantitativo e é caracterizada como não probabilística, não experimental e com corte transversal (SAMPIERI, COLLADO e LÚCIO, 2013). Realizou-se um survey de âmbito nacional, com 746 respostas, 721 destas válidas, distribuídas em 159 na região Sudeste, 294 na Sul, 110 no Nordeste, 48 do Centro-Oeste e 110 do Norte. Na exploração dos dados, se avaliou a existência de diferenças por gênero, ocupação de função, ter trabalhado em outro órgão, possuir outro vínculo, satisfação e interesse de rotatividade, idade e escolaridade. Verificou-se ausência de diferenças entre gêneros, ocupação de função e diferenças estatisticamente significantes nas avaliações de quem possui outro vínculo, de satisfação e interesse em rotatividade, idade e escolaridade. Entende-se como contribuição a exploração do construto de adaptabilidade de carreira em um contexto de carreira pública, no Brasil, com características muito diversas dos cenários explorados até então, bem como ofertar maiores elementos sobre estratégias de adaptabilidade de carreira dos servidores de uma carreira pública, que podem contribuir para a construção de políticas e práticas de gestão de pessoas para este contexto. |