Title: | Projeto político-educacional de Tolstói e o princípio da não-violência |
Author: | Alves, Shayenne Bruna |
Abstract: |
A presente pesquisa visa expor o princípio da não-violência bem como o projeto político e educacional anarco-pacifista de Liev Tolstói. Desta forma defende-se aqui que o autor não é somente um escritor, como também um pensador coerente com seu tempo. Além de não termos como objetivo determinar uma distinção valorativa entre os escritos teóricos e literários, mas antes encontrando em ambos a fundamentação para o pensamento tolstoiano. No primeiro capítulo a pesquisa detém-se na contextualização histórica tendo por recorte os períodos do servilismo russo do século XVIII e XIX e da reforma emancipadora dos servos de 1861, a fim de compreender a real condição de vida dos trabalhadores e os privilégios dos senhores de terras. No segundo capítulo expõe-se de fato a crítica tolstoiana à ordem social violenta ao qual a Rússia se encontrava naquele momento. Para isso optou-se por investigar as formas de violência, tanto institucional quanto individual, explicitadas no romance Ressurreição e no ensaio O reino de deus está em vós. Bem como a consequente proposta de Tolstói, expressas nesses dois textos, para modificar as bases sociais que impossibilitam uma saída do círculo de violência ao qual a sociedade está atrelada. Esta resposta não é senão a aplicação do princípio da não-violência, tanto como postura política anárquica-pacifista, como também preceito ético. Por fim, no terceiro e último capítulo, coube também à pesquisa demonstrar como a experiência escolar democrática de Iasnaia Poliana expressa o princípio do agir não-violento e como esta confronta os métodos tradicionais de ensino que se utilizam da coerção e do conteudismo como modos de ensino. Abstract: This research aims to expose the principle of non-violence as well as Leo Tolstoy's anarcho-pacifist political and educational project. It also defends that the author is not only a writer, but also a thinker consistent with his time. In addition to not having as an objective to establish an evaluative distinction between theoretical and literary writings, but rather finding in both the foundation for Tolstoyan thought. In the first chapter, the research focuses on the historical context, namely the periods of Russian servility in the 18th and 19th century and the emancipatory reform of the serfs in 1861, in order to understand the real life condition of workers and the privileges of the landlords. In the second chapter exposes the Tolstoyan criticism of the violent social order in which Russia found itself at that time. For this, we chose to investigate the forms of violence, both institutional and individual, explained in the novel Resurrection and in the essay The Kingdom of God is Within You. As well as Tolstoy's consequent proposal, expressed in these two texts, to modify the social bases that make it impossible to leave the circle of violence to which society is tied. This answer is nothing but the application of the principle of non-violence, both as an anarchic-pacifist political position, as well as an ethical precept. Finally, in the third and last chapter, it was also left to the research to demonstrate how the democratic school experience of Iasnaia Poliana expresses the principle of non-violent action and how it confronts the traditional teaching methods that use coercion and contentism as modes of education. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229817 |
Date: | 2021 |
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PFIL0408-D.pdf | 1.506Mb |
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