Avaliação institucional: proposta de instrumento de meta-avaliação para a avaliação interna de IES

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Avaliação institucional: proposta de instrumento de meta-avaliação para a avaliação interna de IES

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Title: Avaliação institucional: proposta de instrumento de meta-avaliação para a avaliação interna de IES
Author: Zimmermann, Melissa Maria de Souza
Abstract: Para as Instituições de Ensino Superior (IES), os processos avaliativos são transformadores, na medida que apresentam argumentos para desencadear esse movimento. Sendo a autoavaliação o ponto de partida para o processo avaliativo no âmbito da educação superior, este trabalho tem como objetivo propor um protótipo de instrumento de meta-avaliação para utilização na avaliação do processo e dos resultados da autoavaliação institucional de IES brasileiras. Para atender a este objetivo foram realizadas três etapas da pesquisa as quais, em conjunto, buscaram identificar atributos, critérios e indicadores para compor o referido instrumento. As etapas foram: pesquisa bibliográfica, análise documental dos relatórios de autoavaliação institucional e levantamento (Survey) aplicado com os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das IES do Estado de Santa Catarina, por meio de questionário. A partir da análise dos dados coletados, foi possível definir os elementos mais relevantes para a elaboração do instrumento de meta-avaliação aplicável à autoavaliação institucional apresentado como resultado deste estudo. A organização do instrumento considerou, dentre o que foi estudado, o que é cabível a uma meta-avaliação para o processo de autoavaliação institucional, ou seja, adaptações, interpretações e realocações foram necessárias para estabelecer os parâmetros. Assim, o instrumento foi elaborado da seguinte forma: a) Estrutura: etapas da autoavaliação institucional previstas no Roteiro de Autoavaliação; b) Atributos: a partir dos Padrões estabelecidos pelo Join Committe of Standard of Educational Evaluation aplicáveis à meta-avaliação e relacionados ao processo de autoavaliação institucional; c) Critérios: Fragilidades encontradas nas análises dos relatórios de autoavaliação e nos resultados do questionário aplicado, critérios de meta-avaliação de Stufflebean e lista chave de verificação da avaliação de Scriven, no que couber ao processo de autoavaliação institucional de IES; d) Indicadores: Instrumentos de Avaliação Institucional Externa, Dimensões e Eixos estabelecidos Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, documentos orientadores e legislações acerca da autoavaliação institucional. O produto desta pesquisa, portanto, busca qualificar continuamente o processo de autoavaliação institucional para alcançar a melhoria da qualidade da educação superior brasileira. Por tratar-se de um protótipo, recomenda-se a continuidade da pesquisa com a aplicação do instrumento de meta-avaliação pelas CPAs das IES brasileiras, como forma de testagem e abertura para novas discussões futuras sobre o assunto.Abstract: For Higher Education Institutions (HEIs), evaluation processes are transformative, as they present arguments to trigger this movement. Since self-evaluation is the starting point for the evaluation process in the context of higher education, this work aims to propose a prototype of a meta-evaluation instrument for use in evaluating the process and results of institutional self-evaluation in Brazilian HEIs. To meet this objective, three stages of the research were carried out, which, together, sought to identify attributes, criteria and indicators to compose the aforementioned instrument. The steps were: bibliographic research, document analysis of institutional self-evaluation reports and survey applied with members of the Own Evaluation Commissions (OEC) of the HEIs of the State of Santa Catarina, through a questionnaire. From the analysis of the collected data, it was possible to define the most relevant elements for the elaboration of the meta-evaluation instrument applicable to the institutional self-evaluation presented as a result of this study. The organization of the instrument considered, among what was studied, what is suitable for a meta-evaluation for the institutional self-evaluation process, so, adaptations, interpretations and reallocations were necessary to establish the parameters. Thus, the instrument was designed as follows: a) Structure: institutional self-assessment stages provided for in the Self-Assessment Guide; b) Attributes: based on the Standards established by the Join Committee of Standard of Educational Evaluation applicable to meta-evaluation and related to the institutional self-evaluation process; c) Criteria: Weaknesses found in the analysis of self-assessment reports and in the results of the questionnaire applied, Stufflebean's meta-assessment criteria and Scriven's key assessment checklist, as far as the institutional self-assessment process of HEIs is concerned; d) Indicators: External Institutional Assessment Instruments, Dimensions and Axes established National Higher Education Assessment System, guiding documents and legislation on institutional self-assessment. The product of this research, therefore, seeks to continuously qualify the institutional self-assessment process to improve the quality of Brazilian higher education. As this is a prototype, it is recommended to continue the research with the application of the meta-assessment instrument by the CPAs of Brazilian HEIs, as a form of testing and opening for new future discussions on the subject.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229809
Date: 2021


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