Transparência como valor e prática: contribuições do Projeto Credibilidade para o jornalismo brasileiro

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Transparência como valor e prática: contribuições do Projeto Credibilidade para o jornalismo brasileiro

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Title: Transparência como valor e prática: contribuições do Projeto Credibilidade para o jornalismo brasileiro
Author: Santos, Denise Bibiano Becker
Abstract: A transparência no jornalismo é um objeto de reflexão em constante conflito entre uma norma ideal e sua aplicação prática. Pode estar presente como valor ético, norma para práticas colaborativas e técnica de trabalho. Manifesta-se de várias formas e alcança dimensões distintas. É considerada requisito para práticas jornalísticas qualificadas e credíveis. Desde a década de 1980, a transparência tornou-se um indicador social importante nos negócios, símbolo da democracia e peça-chave na política. Vem sendo aclamada como solução para os problemas de corrupção e confiança em governos, instituições, corporações e práticas profissionais. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a transparência como valor e prática no jornalismo, com ênfase na análise do Projeto Credibilidade e suas contribuições para a promoção e implementação da transparência em três redações: Folha de S. Paulo, Poder 360 e O Povo. A iniciativa brasileira é o único capítulo internacional The Trust Project ? um projeto global que visa a desenvolver padrões de transparência para tornar a imprensa mais confiável. Para isso, foi criado um Sistema de Indicadores de Credibilidade. Por ser um conceito aplicável em áreas diversas e distintas, sistematizamos o conceito de transparência no jornalismo, a partir da visão de vários autores sobre o assunto. O objetivo geral da pesquisa é examinar as contribuições dos indicadores do Projeto Credibilidade para a implementação e promoção da transparência nas redações. Para abordar o tema, os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e documental, o estudo de casos múltiplos, e entrevistas em profundidade com gestores, editores, repórteres e ombudsman. A análise empírica está organizada em três eixos: transparência recomendada; transparência observada e transparência desejada. Os resultados indicam, entre outros aspectos, que prevalece nas redações uma transparência gerenciada pelas regras e princípios editoriais das organizações noticiosas, condição que dá pouca autonomia para os jornalistas implementarem todos os recursos disponíveis para a visibilidade do seu trabalho. As mudanças realizadas comunicam mais internamente do que aos públicos externos. Apesar de haver uma disponibilidade das redações em divulgar informações sobre os veículos, jornalistas e etiquetar conteúdo, há resistências em antecipar decisões e explicar métodos, sobretudo falta incluir a participação do público, com atenção às redes sociais. Conclui-se que a transparência implementada pelos veículos é um fenômeno amplo, abrange valores, cultura, hábito e técnica jornalística, um processo ainda em fase de adaptação.Abstract: Transparency in journalism is an object of reflection in constant conflict between an ideal norm and its practical application. It can be present as ethical value, standard for collaborative practices and work technique. It manifests in various ways and reaches different dimensions. It is considered a requirement for qualified and credible journalistic practices. Since the 1980s, transparency has become an important social indicator in business, a symbol of democracy and a key player in politics. It has been hailed as a solution to problems of corruption and trust in governments, institutions, corporations and professional practices. This research aims to study transparency as a value and a practice in journalism, with emphasis on the analysis of the Projeto Credibilidade and its contributions to the promotion and implementation of transparency in three editorial staff: Folha de S. Paulo, Poder 360 and O Povo. The Brazilian initiative is the only international branch of The Trust Project ? a global project that aims to develop standards of transparency to make the press more reliable. For this, a Credibility Indicators System was created. As it is a concept applicable in different and distinct areas, we have systematized the concept of transparency in journalism, based on the view of several authors on the subject. The general objective of the research was to examine the contributions of the indicators Projeto Credibilidade for the implementation and promotion of editorial transparency. To address the issue, the methodological procedures adopted are bibliographic and documentary research, the study of multiple cases, and in-depth interviews with managers, editors, reporters and ombudsmen. The empirical analysis is organized in three axes: recommended transparency; observed transparency and desired transparency. The results indicate, among other aspects, that there is a prevailing transparency in newsrooms managed by the editorial rules and principles of news organizations, a condition that gives journalists little autonomy to implement all the resources available for the visibility of their work. Changes made communicate more internally than to external audiences. Despite the availability of newsrooms to disseminate information about vehicles, journalists and label content, there is resistance in anticipating decisions and explaining methods, especially lacking to include public participation, with attention to social networks. It is concluded that the transparency implemented by the vehicles is a broad phenomenon, encompassing values, culture, habits and journalistic technique, a process that is still in the adaptation phase.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229803
Date: 2021


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