Desenvolvimento de modelagem tridimensional para vestuário de ciclista

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Desenvolvimento de modelagem tridimensional para vestuário de ciclista

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Title: Desenvolvimento de modelagem tridimensional para vestuário de ciclista
Author: Kratz, Gabrielle Cristine
Abstract: O mercado esportivo está em plena ascensão. Verifica-se, por exemplo, que o número de modalidades esportivas tem crescido, e, em todas estas, é necessário que o atleta utilize roupas adequadas durante a prática. O vestuário esportivo deve apresentar, além de segurança, conforto ao usuário, podendo até mesmo melhorar o desempenho do atleta. Para isto, é necessário que durante o processo de desenvolvimento de produto escolham-se matérias-primas e processos adequados para a confecção do vestuário. O ciclismo é um esporte de grande popularidade, podendo ser praticado para finalidades competitivas ou recreativas. Para esta prática esportiva, devido a postura típica do usuário sobre a bicicleta, que é geralmente curvada, é importante que a modelagem do vestuário esteja de acordo com a sua posição, com o objetivo principal de proporcionar conforto ao indivíduo durante a prática esportiva. A modelagem pode ser desenvolvida por dois métodos: método bidimensional, conhecido também por modelagem plana; ou pelo método tridimensional. Este último vem sendo bastante discutido no segmento de vestuário, pois através deste é possível desenvolver moldes considerando a posição do indivíduo, que pode ser diferente da ereta convencional, e também pela possibilidade de inserir medidas específicas do corpo humano. Atualmente, há diversos softwares de modelagem tridimensional que oferecem variadas ferramentas que podem contribuir no desenvolvimento de moldes específicos. Há também o método tridimensional manual, conhecido como crepagem, onde os moldes são desenvolvidos diretamente no manequim, considerando as medidas e anatomia do corpo. Esta técnica, apesar de manual, quando comparada a modelagem bidimensional convencional, também traz melhorias as peças do vestuário. Como no caso de bermudas para ciclistas, moldes tridimensionais podem impactar no conforto e desempenho do atleta, proporcionando uma boa experiência de uso do vestuário. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma modelagem tridimensional de uma bermuda de ciclista pelo método manual de crepagem, e, através deste, comparar com a modelagem produzida pela técnica bidimensional. Optou-se por utilizar a técnica de modelagem manual devido ao seu fácil acesso e baixo custo, diferente dos softwares 3D que necessitam de maiores investimentos, disponibilidade de um computador adequado para a instalação do programa e elevado conhecimento por parte do usuário. Os resultados indicam que a modelagem tridimensional possui maior eficiência pois, de acordo com as comparações, a vestibilidade da peça demonstrou ser melhor, impactando diretamente no ajuste e no conforto proporcionado ao usuário.The sports market is on the rise. It is verified, for example, that the number of sports modalities has grown, and, in all of them, it is necessary that the athlete wears adequate clothes during the practice. Sports clothing must present, in addition to safety, user comfort, and may even improve the athlete's performance. For this, it is necessary that, during the product development process, appropriate raw materials and processes for the manufacture of clothing are chosen. Cycling is a sport of great popularity and can be practiced for competitive or recreational purposes. For this sport practice, due to the user's typical posture on the bicycle, which is generally curved, it is important that the clothing pattern is in accordance with its position, with the main objective of providing comfort to the individual during sport practice. The pattern making can be developed by two methods: two-dimensional method, also known as plane pattern making; or by the three-dimensional method. The latter has been widely discussed in the clothing segment, as through this it is possible to develop patterns considering the individual's position, which may be different from the conventional erect one, and also by the possibility of inserting specific measures of the human body. Currently, there are several three dimensional pattern making software that offer various tools that can contribute to the development of specific patterns. There is also the manual three-dimensional method, known as creping, where the patterns are developed directly on the mannequin, considering the measurements and anatomy of the body. This technique, although manual, when compared to conventional two-dimensional pattern making, also improves garments. As in the case of shorts for cyclists, three-dimensional patterns can impact the comfort and performance of the athlete, providing a good experience in wearing the clothing. Therefore, the objective of this work was to develop a three-dimensional pattern making of a cyclist's shorts using the manual creping method, and, through this, compare it with the model produced by the two-dimensional technique. We chose to use the manual pattern making technique due to its easy access and low cost, different from 3D software that require larger investments, availability of a suitable computer to install the program and high knowledge on the part of the developer. The results indicate that the three-dimensional pattern making has greater efficiency because, according to the comparisons, the wearability of the garment proved to be better, directly impacting the fit and comfort provided to the user.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia Têxtil
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229558
Date: 2021-09-27


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