Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sá, Luciana Passos |
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dc.contributor.author |
Pereira, Graciany Matias |
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dc.date.accessioned |
2021-10-26T16:09:56Z |
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dc.date.available |
2021-10-26T16:09:56Z |
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dc.date.issued |
2021-10-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229513 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A argumentação faz parte de nosso dia a dia, seja pela formação de argumentos em nosso discurso ou, ainda, pela avaliação dos argumentos expostos por outrem. Sendo assim, recorremos à argumentação para fundamentar nossas ideias e ações e justificar posicionamentos com base na avaliação de informações. Documentos oficiais indicam a necessidade de preparar o estudante para se defrontar com problemas reais, para que possam atuar nas demandas que a sociedade lhe impuser. Assim, criar situações dentro do ambiente de ensino que favoreçam o exercício da argumentação é uma forma de atender essa necessidade. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender como uma proposta de ensino pautada no método de Estudo de Caso aliado às TDIC pode favorecer a capacidade de argumentação de licenciandos em Química. Participaram da pesquisa sete licenciandos do curso de Química da UFSC vinculados ao PIBID. O caso foi apresentado no formato de animação e a coleta de dados foi realizada por meio de ferramentas como a plataforma Google Sala de Aula, por meio dos comentários postados, e da gravação de uma reunião no Google Meet. O material coletado foi analisado com base no Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sociocientíficas. Os resultados indicam que a proposta estimulou a formulação de argumentos pelos estudantes como forma de defender seu posicionamento e de contestar opiniões dos demais colegas. A maior parte dos argumentos elaborados foi de natureza ambiental, o que já era esperado, considerando a situação problema do caso. As fontes de evidências priorizadas pelos estudantes foram as de natureza pessoal, principalmente relatos de experiências vividas, usados como forma de justificar a viabilidade de determinada solução, em detrimento de outras. Por fim, as estratégias de aprendizagem empregadas também foram avaliadas, havendo maior recorrência das estratégias cognitivas como a apresentação de prós e contras e o questionamento das soluções apresentadas pelos demais estudantes. O uso da plataforma Sala de Aula mostrou-se adequado para o fim proposto, necessitando de pequenas adaptações para melhor aproveitamento em experiências futuras. |
pt_BR |
dc.format.extent |
49 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Estudo de Caso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.title |
Estudo de Caso aliado às TDIC como estratégia promotora da argumentação em aulas de Química |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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