A construção do 'ser professor' de professores de Educação Física em início de carreira

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A construção do 'ser professor' de professores de Educação Física em início de carreira

Mostrar registro completo

Título: A construção do 'ser professor' de professores de Educação Física em início de carreira
Autor: Santos, Diúlia Avila
Resumo: Para tratar da construção do ‘ser professor’, é necessário considerar a complexidade envolvida nesse processo, bem como o conjunto de acontecimentos não lineares presentes no percurso do exercício docente. Por isso, analisar as experiências prévias, a formação inicial, o início da carreira docente e a constituição do ‘ser professor’ de professores de Educação Física em início de carreira pode colaborar substancialmente com o debate acadêmico em torno desta problemática. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar o processo de construção do ‘ser professor’ de professores de Educação Física em início de carreira. Apresenta os seguintes objetivos específicos: identificar as experiências anteriores à graduação em Educação Física; identificar os contributos e lacunas da formação inicial para o processo de construção do ser professor; verificar os principais aspectos facilitadores experimentados e as principais barreiras enfrentadas no início de carreira docente em Educação Física; compreender o que significa ‘ser professor’ para professores de Educação Física em início de carreira. A escolha intencional dos participantes foi realizada a partir da técnica amostral snowball (bola de neve), estratégia empregada para se chegar a pessoas que tenham características importantes para o âmbito da pesquisa e que podem colaborar concedendo entrevistas. Para tanto, foram adotados os seguintes critérios: a) possuir experiência como professor de Educação Física escolar; b) ter de um a quatro anos de atuação docente; c) aceitar os termos da pesquisa. Para tanto, como fonte de coleta de dados foi empregada uma entrevista semiestruturada, elaborada pelas pesquisadoras, com base nos objetivos delineados. Quanto à categorização dos dados da pesquisa, recorremos aos indicativos do método de análise de conteúdo. De acordo com os achados da pesquisa, ‘ser professor’ é um processo contínuo, dinâmico, carregado de incertezas, de desafios, mas também repleto de muitos aprendizados. Inclusive, as dificuldades e angústias que são sentidas por professores recém-formados fazem parte deste processo, e tendem a diminuir com o consolidar de estratégias pedagógicas empregadas para enfrentar as problemáticas presentes no cotidiano do exercício da docência. O conjunto de experiências vividas antes, durante e posteriormente à formação inicial são de fato importantes para o desenvolvimento da identidade docente. Assim, esperamos que esta pesquisa contribua com a produção de conhecimento, sobretudo com a prática docente de professores de Educação Física recém inseridos no “chão da escola”.To discuss the construction of 'being a teacher', it is necessary to consider the complexity involved in this process, as well as the set of non-linear events present in the course of the teaching exercise. Therefore, analyzing previous experiences, initial graduation, the beginning of the teaching career and the constitution of 'being a teacher' of Physical Education teachers at the beginning of their career can substantially collaborate with the academic debate around this issue. Thus, the qualitative research of a descriptive character aimed to analyze the construction process of 'being a teacher' of Physical Education teachers at the beginning of their careers. It has the following specific objectives: to identify experiences prior to graduation in Physical Education; identify the contributions and gaps of initial graduation for the construction process of being a teacher; verify the main facilitating aspects experienced and the main barriers faced in the beginning of the teaching career in Physical Education; understand what it means to 'be a teacher' for Physical Education teachers at the beginning of their careers. The intentional choice of participants was carried out using the snowball sampling technique, a strategy used to reach people who have important characteristics for the scope of the research and who can collaborate by granting interviews. Therefore, the following criteria were adopted: a) have experience as a school Physical Education teacher; b) have one to four years of teaching experience; c) accept the search terms. Therefore, as a source of data collection, a semi-structured interview was used, elaborated by the researchers, based on the outlined objectives. As for the categorization of the research data, we resorted to the indications of the content analysis method. According to the research findings, 'being a teacher' is a continuous, dynamic process, loaded with uncertainties, challenges, but also full of many lessons. In fact, the difficulties and anxieties that are felt by newly graduated teachers are part of this process, and tend to decrease with the consolidation of pedagogical strategies used to face the problems present in the daily practice of teaching. The set of experiences lived before, during and after initial graduation are in fact important for the development of the teaching identity. Thus, we hope that this research will contribute to the production of knowledge, above all with the teaching practice of Physical Education teachers who have recently entered the “school floor”.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229444
Data: 2021-09-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2021-1-TCC Diúlia.pdf 2.180Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar