Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis

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Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis

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Title: Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis
Author: Gnecco, Veronica Martins
Abstract: Os modelos de benchmarking auxiliam no processo de decisão para engenheiros, arquitetos e investidores. O método e o modelo utilizados para construção dos benchmarks energéticos têm impacto direto nesses resultados. Quando a edificação analisada possui valores de consumo energético mais elevados que o valor típico do estoque de que faz parte, por exemplo, indica a necessidade de melhorias de desempenho e medidas de retrofit energético. O objetivo dessa dissertação de mestrado é construir um modelo local de benchmarking das escolas públicas de ensino infantil, para posterior comparação com o modelo que representa o estoque nacional de edificações. O primeiro foi desenvolvido a partir dos dados obtidos para o município de Florianópolis-SC; o segundo foi obtido de um projeto do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. O modelo local foi construído em quatro etapas: coleta de dados, incluindo auditorias energéticas nas edificações; construção do arquétipo; simulações energéticas e regressão linear múltipla, para formação da equação de benchmark. Os usos-finais das edificações auditadas também foram discutidos. For fim, os dois modelos de benchmarking foram comparados com a utilização de dados reais de 12 edificações de ensino infantil de Florianópolis, por meio de classificação energética do desempenho e de um teste ANOVA, considerando os resultados encontrados para o consumo energético típico das edificações, nas duas escalas. Os resultados mostraram que não existem diferenças significativas entre os dois modelos de benchmarking para o caso das escolas de ensino infantil de Florianópolis. Essa dissertação propõe uma discussão sobre a abrangência de modelos de benchmarking e se a avaliação de desempenho de edificações específicas pode ser realizada com modelos que consideram um grande estoque de análise.Abstract: Urban planners, architects, engineers and stakeholders benefit from energy benchmarking models for the decision-making process. Both method and sample used to build the benchmarking models impact directly in its results. Energy consumptions higher than the typical value of a building stock, for example, indicate a need for performance improvement and refurbishment measures. This study aims to construct a benchmarking model for the public nursery schools of Florianópolis, and then compare with the national benchmarking model. The first one was developed using local data of the Southern Brazilian city Florianópolis. The national benchmarking model was obtained from a project by the Brazilian Council for Sustainable Construction. The local benchmarking model was constructed in four steps: data collection, including the performance of energy audits; archetype modelling; energy simulations and multiple linear regression to form the benchmark equation. The energy end-use for the audit building were also discussed. Then, the models were compared using data of 12 actual nursery schools, through the comparison of their energy performance classification and an ANOVA test considering the results found for the typical values. No significant differences between the models were found for the specific city analysed. It should be performed after the national benchmarking model was concluded and analysed. This paper proposes a discussion of the comprehensiveness of benchmarking models and if they indeed are able to evaluate the energy performance of specific buildings.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229348
Date: 2021


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