Title: | Literacia em saúde no cuidado de pessoas com hepatite C crônica |
Author: | Souza, Daiany Pianezzer de |
Abstract: |
O presente estudo objetivou compreender o significado da literacia em saúde no cuidado das pessoas que vivenciam a hepatite C crônica em um município no Sul do Brasil através da elaboração de um modelo teórico sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, guiada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Os participantes deste estudo foram 13 pessoas selecionadas através da amostragem teórica. O primeiro grupo amostral foi constituído por seis profissionais da área de saúde: médicos e enfermeiros que atuam diretamente com pessoas com hepatite C. O segundo grupo amostral foi composto por sete pessoas que vivem com hepatite C crônica. A coleta e análise concomitante dos dados ocorreu nos meses de junho a agosto do ano de 2020 através de entrevistas não estruturadas áudio-gravadas seguindo-se à transcrição das falas. A questão norteadora do primeiro grupo amostral foi: como você significa o conhecimento sobre o cuidado em hepatite C a partir das orientações em saúde realizadas? Após análise dos dados deste grupo surgiram novas hipóteses que levaram ao segundo grupo amostral, cuja questão norteadora foi: como você significa o seu conhecimento sobre o cuidado em hepatite C a partir das orientações em saúde recebidas? Os dois grupos foram definidos por saturação teórica, finalizando a coleta de dados. A análise dos dados seguiu o modelo da Teoria Fundamentada nos Dados constituído pelas etapas de codificação, aberta, axial e seletiva/integrativa, sendo os dados agrupados e analisados conforme o modelo paradigmático dos três ?Cs?: condição, ação/interação e consequência, emergindo o fenômeno central: Revelando a importância da literacia em saúde no empoderamento para o cuidado de si e na esperança da cura. Este fenômeno está sustentado por três categorias e nove subcategorias. O componente ?condição? possui a categoria Reconhecendo a literacia em saúde como fator que contribui para o cuidado e cura. Foram identificados fatores que se relacionam a literacia em saúde no processo de cura como a influência do conhecimento em saúde no cuidado, a esperança de cura no tratamento que impulsiona a pessoa a seguir as orientações em saúde e a capacidade crítico-reflexiva que permite a pessoa participar da gestão do seu cuidado. O componente ?ação/interação? possui a categoria Construindo a literacia no processo de cuidado e nas relações, demonstrando a importância desta construção de modo processual, com conhecimento e em uma relação pautada na confiança mútua entre os envolvidos. Já o componente ?consequências? tem como categoria Conscientizando e empoderando para o cuidado de si, que mostra que as ações e interações entre as pessoas estão permeadas pela conscientização da necessidade de seguir o tratamento e das mudanças nos hábitos de vida, promovendo um empoderamento da pessoa. Concluímos que a literacia em saúde é uma construção processual que deve considerar o contexto social, a capacidade crítico-reflexiva e os sentimentos da pessoa que vivencia a doença, sendo necessário o seu desenvolvimento através de ações educativas dialógicas e inclusivas para a melhoria na qualidade de vida e o alcance da resposta viral sustentada. Abstract: The study aimed to understand the meaning of health literacy in the care of people who experience chronic hepatitis C in a municipality in southern Brazil, developing a theoretical model on the subject. This is a qualitative research guided by the methodological framework of Grounded Theory. The participants in this study were 13 people selected through theoretical sampling. The first sample group consisted of six health professionals: doctors and nurses who work directly with people with Hepatitis C. The second sample group was composed of seven people diagnosed with chronic hepatitis C. Concomitant data collection and analysis took place from June to August 2020, using audio-recorded unstructured interviews, followed by the statements' transcription. The guiding question of the first sample group was: ?how do you understand your knowledge regarding care in Hepatitis C based on the health guidelines provided??. After data analysis from this group, a new hypothesis emerged, leading to the second sample group, whose guiding question was ?how do you understand your knowledge about hepatitis C care from the health guidelines received??. The two groups were defined by theoretical saturation, ending the data collection. Data analysis followed the Grounded Theory model consisting of coding steps, open, axial and selective/integrative, with the data grouped and analyzed following the paradigmatic model of the 3 Cs: condition, action/interaction and consequence, emerging the central phenomenon: ?Revealing the importance of health literacy in empowerment for self-care and the hope of a cure?. Three categories and nine subcategories support this phenomenon. The ?condition? component has the category ?Recognizing health literacy as a factor that contributes to healing?. Factors related to health literacy in the healing process were identified, such as the influence of health knowledge on care, the hope of a cure in treatment that compels the person to follow health guidelines and the critical-reflective capacity that allows the person to participate in the management of your care. The ?action/interaction? component has the category ?Building literacy in the process and relationships?, which shows the importance of this construction procedurally, with knowledge and in a relationship based on mutual trust between those involved. The ?consequences? component, on the other hand, has the category ?Raising awareness and empowering for self-care?, which shows that the actions and interactions between people are permeated by the awareness of the need to follow the treatment and changes life habits promoting the empowerment of people. We concluded that health literacy is a procedural construction, which must consider the social context, the critical-reflective capacity, the feelings of the person who experiences the disease, requiring its development through dialogic and inclusive educational actions to improve quality of life and the achievement of the sustained viral response. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229307 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PNFR1216-T.pdf | 2.717Mb |
View/ |