Title: | Competência em informação e sobrecarga de informação em estudantes de cursos pré-vestibulares populares, públicos e gratuitos: em busca de relações e de princípios norteadores |
Author: | Fazzioni, Dilva Páscoa De Marco |
Abstract: |
Introdução: Este estudo aborda a sobrecarga da informação e o risco de vulnerabilidade no contexto da competência em informação em estudantes de cursos pré-vestibulares populares, públicos e gratuitos da Grande Florianópolis e que têm, entre os requisitos de seleção, a renda familiar e/ou a procedência de escolas públicas. A temática é abordada, também, sob a ótica da pandemia da Covid-19. Objetivos ? geral: Compreender a sobrecarga de informação em estudantes de cursos pré-vestibulares populares, públicos e gratuitos com vistas à busca de relações e de princípios norteadores ao desenvolvimento da competência em informação nestas pessoas; ? específicos: a) descrever o cenário da competência em informação, da sobrecarga de informação e da vulnerabilidade em informação, segundo a literatura; b) identificar se os estudantes verificam a existência da sobrecarga de informação e as possíveis relações com a competência em informação; c) investigar em que aspectos os estudantes estão inseridos em um contexto de vulnerabilidade em informação, e, d) elencar os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos estudantes. Método: Abordagem qualitativa, inspirada na fenomenologia. Para a coleta de dados em campo selecionou-se a entrevista como instrumento. Todas as entrevistas foram realizadas por meio de plataforma de videoconferência, com 38 estudantes, público determinado por seleção intencional. Foram realizadas, também, pesquisas bibliográficas e documental. Resultados: A partir da análise dos dados coletados nas entrevistas, foram identificados 11 princípios norteadores da competência em informação, alguns dos quais reconhecidos na literatura. A pesquisa evidenciou o caráter da competência em informação como metalinguagem e que se constitui em um processo de crítica e autocrítica, um caminho de aprendizado contínuo e de emancipação e autonomia do estudante para a condução do próprio aprendizado. Da mesma forma, são identificados como princípios norteadores o fortalecimento da educação básica, a ampliação do apoio institucional, os mecanismos para atenuar as limitações de renda das famílias e o desenvolvimento de técnicas de organização pessoal e de estudos. Por fim, se verifica que o apoio dos pais, as políticas públicas e de gestão escolar são fundamentais para a superação de problemas relacionados às questões de natureza emocional e para a criação de ambientes domésticos favoráveis ao desenvolvimento de estudos, notadamente com cuidados em relação à ergonomia e à redução de fatores de distração, tais como perturbações sonoras. Considerações finais: Os estudantes manifestam que sentem a sobrecarga de informação e seus sintomas psicossomáticos, embora boa parte deles não se sinta prejudicada por essa superabundância de informação, pois consideram que isso seja um atributo positivo que faz parte do momento atual. Os entrevistados identificam situações de riscos ou de vulnerabilidade que marcam suas vidas. Para eles, a pandemia acentuou a sobrecarga e o risco de vulnerabilidade em informação. Abstract: Introduction: This research addresses information overload and the risk of vulnerability in the context of information literacy in students from popular, public and free college entrance courses in Greater Florianópolis and whose selection requirements include family income and/or public school origin. The theme is also addressed from the perspective of the Covid-19 pandemic. General objective: Understand the information overload in students of popular, public and free entrance exam courses, with a view to seeking relationships and guiding principles for the development of information competence in these people; Identifying guiding principles of information literacy which might help in understanding how these students deal with information overload and the risk of informational vulnerability, based on the possible relationships and implications with information literacy. Specific objective: a) describing the information literacy, the information overload and the informational vulnerability scenarios, according to the literature; b) identifying whether students verify the existence of information overload and possible relationships with information literacy; c) investigating whether students are inserted in a context of informational vulnerability, and, d) list the main challenges and difficulties faced by students. Method: Qualitative approach, inspired by phenomenology. For the field data collection, the interview was selected as instrument. All interviews were conducted through a videoconference platform, with 38 students, an audience determined by a non-random sample. Bibliographic and documentary researches were also carried out. Results: From the analysis of the data collected in the interviews, 11 guiding principles of information literacy were identified, some of which are recognized in the literature. The research showed the character of information literacy as a metalanguage, which constitutes a process of criticism and self-criticism, a path of continuous learning and the emancipation and autonomy of the student in the conduction of their own learning. Likewise, the strengthening of basic education, the expansion of institutional support, mechanisms to mitigate family income limitations and the development of personal organization and study techniques are identified as guiding principles. Finally, it is verified that the parental support, public policies and school management are essential to overcome problems related to issues of emotional nature and to create home environments favorable to the development of studies, mainly with regards to ergonomics and the reduction of distracting factors such as noise disturbance. Conclusion: The students express that they feel information overload and its psychosomatic symptoms, although most of them do not feel impaired by this overabundance of information, as they consider this to be a positive attribute that is part of the current moment. The respondents identify situations of risk or vulnerability that mark their lives. For them, the pandemic has accentuated the overload and the risk of information vulnerability. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229303 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCIN0272-T.pdf | 10.56Mb |
View/ |