Title: | Otimismo no trabalho: um estudo com servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina |
Author: | Souza, Josiele Maria de |
Abstract: |
A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como finalidade compreender as influências do otimismo no trabalho dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. O otimismo pode ser entendido a partir de três perspectivas que se relacionam e formam uma concepção mais ampla e completa. A primeira tem a ver com o otimismo aprendido (Seligman, 2019), que dentre outros aspectos, destaca o estilo explicativo, que é a forma como significamos o que acontece em nossas vidas para nós mesmos. O otimismo disposicional de Carver e Scheier (1984) define que otimistas acreditam que coisas boas acontecerão no futuro. E a menos conhecida do espanhol Palenzuela (1984) que, em síntese, surgiu como um contraponto ao otimismo irrealista, dando mais fundamentação à concepção. Essas três teorias foram adotadas no presente estudo de caso que usou como método o formato misto aninhado concomitante, dando destaque ao aspecto qualitativo. A pesquisa possui o caráter exploratório descritivo e foi aplicada no Departamento de Administração de Pessoal da UFSC com servidores TécnicoAdministrativos. No total, foram 21 participantes na etapa quantitativa e 06 entrevistados dessa amostra. A coleta de dados ocorreu de duas formas, mas de maneira concomitante: a etapa quantitativa foi realizada com a aplicação de um questionário online em que se coletou dados sociodemográficos e ocupacionais, além da aplicação da escala de otimismo de Santos (2018). Esta etapa trouxe como resultado o alto otimismo dos participantes. Os que aceitaram colaborar com a etapa qualitativa, participaram de uma entrevista online. A escolha pelo estudo do constructo otimismo foi devido à quantidade de pesquisas que demonstram a relevância do tema e seus benefícios no contexto laboral, conforme revisão integrativa de Souza, Silva e Tolfo (2020). No entanto, pesquisas de abordagem mista, especialmente no Brasil, ainda são raras. Os resultados desta dissertação destacaram a importância de se estudar o constructo no serviço público. Mesmo diante de adversidades como o coronavírus, reformas administrativas e a ameaça de corte de salário, os servidores apresentaram tendência ao alto otimismo. Constructos como felicidade, motivação e criatividade foram mencionados como interagentes com o otimismo. Além disso, os relacionamentos interpessoais receberam destaque ao interagir em todos os aspectos da pesquisa. Como limitações, podemos destacar a amostra reduzida de participantes e de apenas um setor da instituição. No entanto, não foi objetivo desta dissertação a generalização dos dados, mas o conhecimento da influência do constructo no cenário público. Para futuras pesquisas sugere-se uma amostra maior, com a aplicação em outros setores da instituição e até a comparação entre eles. Abstract: The research presented in this dissertation aimed to understand the influences of optimism on the work of Technical-Administrative Education workers at the Federal University of Santa Catarina. Optimism can be understood from three perspectives that are interrelated and form a broader and more complete conception. The first has to do with learned optimism (Seligman, 2019), which, among other aspects, highlights the explanatory style, which is how we mean what happens in our lives to ourselves. Carver and Scheier's (1984) dispositional optimism defines that optimists believe that good things will happen in the future. And the least known of the Spaniard Palenzuela (1984), which, in short, emerged as a counterpoint to unrealistic optimism, giving more foundation to the concept. These three theories were adopted in the present case study, which used the concomitant nested mixed format as a method, highlighting the qualitative aspect. The research has an exploratory descriptive character and was applied in the Department of Personnel Administration at UFSC with TechnicalAdministrative servers. In total, there were 21 participants in the quantitative stage and 06 respondents from this sample. Data collection took place in two ways, but at the same time: the quantitative stage was carried out with the application of an online questionnaire in which sociodemographic and occupational data were collected, in addition to the application of the Santos optimism scale (2018). This stage resulted in the high optimism of the participants. Those who agreed to collaborate with the qualitative stage participated in an online interview. The choice to study the optimism construct was due to the amount of research that demonstrates the relevance of the topic and its benefits in the work context, according to an integrative review by Souza, Silva and Tolfo (2020). However, mixed approach research, especially in Brazil, is still rare. The results of this dissertation highlighted the importance of studying the construct in public service. Even in the face of adversities such as the coronavirus, administrative reforms and the threat of salary cuts, public servants tended to be highly optimistic. Constructs such as happiness, motivation and creativity were mentioned as interacting with optimism. In addition, interpersonal relationships were highlighted when interacting in all aspects of the research. As limitations, we can highlight the small sample of participants and only one sector of the institution. However, the generalization of the data was not the objective of this dissertation, but the knowledge of the influence of the construct in the public scenario. For future research, a larger sample is suggested, with application in other sectors of the institution and even a comparison between them. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229302 |
Date: | 2021 |
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PPSI0962-D.pdf | 2.542Mb |
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