Title: | Análise do gradiente de temperatura e das propriedades físicas de uma parede com argamassa de revestimento com a incorporação de Cinzas de Casca de Amendoim |
Author: | Junior, William Ahlert; Piovesan, Tenile Rieger |
Abstract: |
Com a construção civil ainda desperdiçando materiais e consequentemente aumentando o custo das obras, algumas soluções para esse problema devem ser criadas e adotadas. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar o fluxo de calor de duas paredes de alvenaria e observar seu comportamento mecânico, onde uma parede foi revestida com argamassa de revestimento convencional e a segunda teve a substituição parcial do cimento por cinzas de casca de amendoim. Buscou-se comparar as resistências à compressão e tração à flexão, a absortividade e a transmissividade de calor das duas paredes. Os testes foram realizados em laboratório com uso de uma câmara térmica, foram dispostos três termopares na face interna e três na face externa para a análise do fluxo de calor. A parede com cinzas de casca de amendoim demonstrou melhor comportamento térmico que a convencional. Seus gradientes térmicos aos 28 e aos 56 dias foram menores entre 5% e 8%. A argamassa dopada apresentou uma piora na sua resistência mecânica, apresentando resistência 58% menor à tração e 28% à compressão. Civil Engineering keeps wasting materials that affects its costs of production, so creating new solutions and adopting them must be a priority. In this thesis it is analyzed the heat flux of two masonry walls. One wall was coated with conventional cement mortar and the second one had a partial replacement of cement by peanut shell ash. This paper sought to compare the compression and traction resistance, the absorptivity and heat transmissivity of the two walls. The tests were done in a laboratory using a thermic chamber, three thermocouples were set in both external and internal surfaces of the wall. Temperatures of the doped mortar were 5% to 8% lower than the conventional one. The doped mortar had a loss of 59% of its traction resistance and 28% of compression. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228962 |
Date: | 2021-05 |
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Artigo ENSUS 2021 |