A visualidade como um meio para a transmissão de conhecimento a partir de uma reflexão sobre a construção de produtos digitais

DSpace Repository

A- A A+

A visualidade como um meio para a transmissão de conhecimento a partir de uma reflexão sobre a construção de produtos digitais

Show full item record

Title: A visualidade como um meio para a transmissão de conhecimento a partir de uma reflexão sobre a construção de produtos digitais
Author: Baltar, Barbara; Monteiro, Beany Guimarães
Abstract: Este artigo expõe a visualidade como um meio poderoso para a transmissão de conhecimento. Essa exposição inicia-se com a análise do portfólio de uma designer, que atua desde o início dos anos 2000 dentro da área da tecnologia da informação, desenvolvendo produtos digitais. A partir da observação deste portfólio, posicionado cronologicamente em uma linha do tempo, procura-se compreender as transformações nas relações de trabalho dentro destas equipes, mais especificamente nas relações entre designers, desenvolvedores e as novas composições de antigas profissões, que agora fazem parte destes times multidisciplinares. Esta análise toma outros contornos conforme o desenvolvimento da pesquisa e traz alguns insights. Aborda o design de informação e a importância da estética e da empatia para a construção de produtos que deverão ser vivenciados na vida cotidiana. Importante ressaltar que neste artigo, produto será sempre um produto digital, termo usual e disseminado neste meio profissional (um jargão - “produteiro”). E mostra como através de uma percepção visual pode-se abrir novos caminhos para análise, compreensão e disseminação de informação.This article exposes visuality as a powerful medium for the transmission of knowledge. This exhibition begins with the analysis of a designer's portfolio, who has been operating since the early 2000s in the area of information technology, developing digital products. From the observation of this portfolio, positioned chronologically in a timeline, we seek to understand the changes in the working relationships within these teams, more specifically in the relationships between designers, developers and the new compositions of old professions, which are now part of these multidisciplinary teams. This analysis takes other shapes as the research develops and brings some insights. It addresses information design and the importance of aesthetics and empathy for the construction of products that should be experienced in everyday life. It is important to note that in this article, a product will always be a digital product, an usual term disseminated in this professional area. And it shows how, through a visual perception, new paths can be opened for analysis, understanding and dissemination of information.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228901
Date: 2021-05


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME II --256-266.pdf 2.454Mb PDF View/Open Artigo ENSUS 2021

This item appears in the following Collection(s)

  • ENSUS 2021 - IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto [152]
    O IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021 e em 28 de maio, 04 e 11 de junho, com extensão das atividades. É um conferência nacional com participações internacionais. O ENSUS 2021 irá reunir professores, pesquisadores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, na Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afi A 9ª edição do evento, será realizada na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, de forma que o evento seja itinerante, o ocorra em um ano na sua sede e em outro, em uma instituição convidada. Em função de portaria da UFSC que impede atividades presenciais, o ENSUS 2021 também será virtual.ns.

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar