Title: | Sustentabilidade no transporte é possível? Análise da implantação de ciclofaixa em Avenida de Manaus como estímulo ao transporte não motorizado |
Author: | Bazi, Carolina Lima; Maciel, Jussara Socorro Cury |
Abstract: |
Este estudo objetiva analisar a efetividade, a segurança e a utilização do modelo de ciclofaixa implantado na Avenida Coronel Teixeira nas proximidades do bairro Ponta Negra em Manaus, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário, bem como análise do local a fim de propor possíveis melhorias. Ciclofaixa é parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica para um isolamento físico dos ciclistas com demais veículos. O estudo proposto contou com pesquisa bibliográfica e exploratória, assim houve o entendimento das definições sobre o transporte não-motorizado, em especial, ao uso da bicicleta e infraestrutura necessária pare esse meio de transporte. Adicionalmente, foi realizada aplicação de questionário em um comitê ad hoc formado por um grupo que estuda ou atua na área de engenharia de transportes na cidade de Manaus As ciclofaixas em Manaus ainda estão em fase de implementação, o estudo em questão está sendo feito em um trecho já concluído. O sistema foi implantado à direita da via e é compartilhado com os demais veículos, separado por sinalização específica. O resultado da pesquisa mostra como a criação de espaços cicloviários surge da necessidade de usuários de bicicleta e para o incentivo à utilização desse modal. This study aims to analyze the effectiveness, safety and use of the cycle lane model implanted on Avenida Coronel Teixeira near the Ponta Negra neighborhood in Manaus, through bibliographic research and questionnaire application, as well as analysis of the place in order to propose possible improvements. Cycle lane is part of the lane designed for the exclusive circulation of cycles, delimited by specific signs for the physical isolation of cyclists with other vehicles. The proposed study included bibliographic and exploratory research, so there was an understanding of the definitions of non-motorized transport, in particular, the use of bicycles and the necessary infrastructure for this means of transport. Additionally, a questionnaire was applied in an ad hoc committee formed by a group that studies or works in the area of transport engineering in the city of Manaus. The cycle lanes in Manaus are still in the implementation phase, the study in question is being carried out in a stretch already completed. The system was implemented to the right of the road and is shared with the other vehicles, separated by specific signs. The result of the research shows how the creation of bicycle spaces arises from the need for bicycle users and to encourage the use of this mode. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228824 |
Date: | 2021-05 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
596-613.pdf | 1.441Mb |
View/ |
Artigo ENSUS 2021 |