Exercício simulado: estratégia didática para o projeto de abrigos temporários

DSpace Repository

A- A A+

Exercício simulado: estratégia didática para o projeto de abrigos temporários

Show full item record

Title: Exercício simulado: estratégia didática para o projeto de abrigos temporários
Author: Carbonari, Luana Toralles; Librelotto, Lisiane Ilha; Pfützenreuter, Andrea H
Abstract: No Brasil, os desastres naturais são recorrentes, gerando desabrigados e, consequentemente, a necessidade de abrigos temporários. Neste artigo é feita a proposição de um plano de trabalho para o desenvolvimento de um exercício simulado, enquanto estratégia didática para o ensino de projeto de abrigos temporários em acampamentos planejados nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs). Para isso, utilizou-se o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é uma estratégia didática de aprendizagem ativa. A metodologia aplicada inicia por uma pesquisa bibliográfica para identificar conceitos fundamentais à pesquisa. Após, é feita a proposição do plano de trabalho, utilizando um caso real de um abrigo instalado após um desastre em 2011 em São José do Vale do Rio Preto, RJ. Por meio desta pesquisa, espera-se promover a reflexão sobre novas estratégias de ensino, que possibilitem o desenvolvimento das competências relacionadas à preparação do profissional para atuar na temática da arquitetura emergencial. Almeja-se contribuir para a produção científica no Brasil sobre o projeto de acampamentos planejados nos CAUs.In Brazil, natural disasters are recurrent, generating homeless people and, consequently, the need for temporary shelters. This paper proposes a work plan for the development of a simulated exercise, as a didactic strategy for the teaching of temporary shelters project in planned camps in the Architecture and Urbanism Courses (CAUs). For this, the Problem-Based Learning (PBL) method was used, which is a didactic strategy of active learning. The applied methodology starts with a bibliographical research to identify fundamental concepts. Then, the work plan is proposed, using a real case of a shelter installed after a disaster in 2011 in São José do Vale do Rio Preto, RJ. Through this research, it is hoped to promote reflection on new teaching strategies that enable the development of skills to prepare the professional to act on the theme of emergency architecture. It aims to contribute to the scientific production in Brazil on the project of planned camps in CAUs.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228816
Date: 2021-05


Files in this item

Files Size Format View Description
507-518.pdf 472.1Kb PDF View/Open Artigo ENSUS 2021

This item appears in the following Collection(s)

  • ENSUS 2021 - IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto [152]
    O IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021 e em 28 de maio, 04 e 11 de junho, com extensão das atividades. É um conferência nacional com participações internacionais. O ENSUS 2021 irá reunir professores, pesquisadores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, na Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afi A 9ª edição do evento, será realizada na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, de forma que o evento seja itinerante, o ocorra em um ano na sua sede e em outro, em uma instituição convidada. Em função de portaria da UFSC que impede atividades presenciais, o ENSUS 2021 também será virtual.ns.

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar