Title: | Exercício simulado: estratégia didática para o projeto de abrigos temporários |
Author: | Carbonari, Luana Toralles; Librelotto, Lisiane Ilha; Pfützenreuter, Andrea H |
Abstract: |
No Brasil, os desastres naturais são recorrentes, gerando desabrigados e, consequentemente, a necessidade de abrigos temporários. Neste artigo é feita a proposição de um plano de trabalho para o desenvolvimento de um exercício simulado, enquanto estratégia didática para o ensino de projeto de abrigos temporários em acampamentos planejados nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs). Para isso, utilizou-se o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é uma estratégia didática de aprendizagem ativa. A metodologia aplicada inicia por uma pesquisa bibliográfica para identificar conceitos fundamentais à pesquisa. Após, é feita a proposição do plano de trabalho, utilizando um caso real de um abrigo instalado após um desastre em 2011 em São José do Vale do Rio Preto, RJ. Por meio desta pesquisa, espera-se promover a reflexão sobre novas estratégias de ensino, que possibilitem o desenvolvimento das competências relacionadas à preparação do profissional para atuar na temática da arquitetura emergencial. Almeja-se contribuir para a produção científica no Brasil sobre o projeto de acampamentos planejados nos CAUs. In Brazil, natural disasters are recurrent, generating homeless people and, consequently, the need for temporary shelters. This paper proposes a work plan for the development of a simulated exercise, as a didactic strategy for the teaching of temporary shelters project in planned camps in the Architecture and Urbanism Courses (CAUs). For this, the Problem-Based Learning (PBL) method was used, which is a didactic strategy of active learning. The applied methodology starts with a bibliographical research to identify fundamental concepts. Then, the work plan is proposed, using a real case of a shelter installed after a disaster in 2011 in São José do Vale do Rio Preto, RJ. Through this research, it is hoped to promote reflection on new teaching strategies that enable the development of skills to prepare the professional to act on the theme of emergency architecture. It aims to contribute to the scientific production in Brazil on the project of planned camps in CAUs. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228816 |
Date: | 2021-05 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
507-518.pdf | 472.1Kb |
View/ |
Artigo ENSUS 2021 |