Construindo uma proposta pedagógica para fundamentar a atuação de uma Licenciada em Educação do Campo na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre (SC)

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Construindo uma proposta pedagógica para fundamentar a atuação de uma Licenciada em Educação do Campo na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre (SC)

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Título: Construindo uma proposta pedagógica para fundamentar a atuação de uma Licenciada em Educação do Campo na Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre (SC)
Autor: Zumbach, Marcia
Resumo: A partir do reconhecimento de práticas populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros no município essencialmente rural de Campo Alegre, diante dos pressupostos da Educação do Campo, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a construção de uma proposta pedagógica para o Ensino de Ciências nas escolas do campo do município de Campo Alegre/SC, a partir do uso de plantas medicinais como sugestão de aprendizado na área das Ciências da Natureza e Matemática, refletindo e debatendo sobre as potencialidades que essa metodologia oferece aos estudantes. A experiência trata especificamente de uma proposta para o ensino fundamental, a partir da perspectiva histórica do município. O trabalho divide-se em três momentos, sendo o primeiro abordagens e discussões específicas sobre o município de Campo Alegre, o segundo apresenta os resultados da pesquisa sobre o uso das plantas medicinais, aprofundando a proposta geral do trabalho e compreendendo as temáticas e abordagens que a mesma proporciona e o terceiro a proposta de prática pedagógica contextualizada para promover em sala de aula o diálogo entre os saberes locais e o conteúdo das Ciências Naturais. O encontro/confronto entre Saber Popular e Ciência, especialmente no que se refere às Plantas Medicinais, essa iniciativa pode mudar "olhares" e valorizar a Educação do Campo no município.From the recognition of popular practices of the use of medicinal plants and home remedies in the essentially rural municipality of Campo Alegre, in light of the assumptions of “Educação do Campo”, this work has as its main objective to present the construction of a pedagogical proposal for the Teaching of Science in the rural schools in the city of Campo Alegre/SC, from the use of medicinal plants as a suggestion for learning in the area of Natural Sciences and Mathematics, reflecting and debating on the potential that this methodology offers to students. The experience is specifically about a proposal for elementary education, from the historical perspective of the city. The work is divided into three stages, the first being specific approaches and discussions about the municipality of Campo Alegre, the second presents the results of research on the use of medicinal plants, deepening the general proposal of the work and understanding the themes and approaches that it provides and the third the proposal of contextualized pedagogical practice to promote in the classroom the dialogue between local knowledge and the content of Natural Sciences. The meeting/confrontation between Knowing Popular and Science, especially with regard to Medicinal Plants, this initiative can change "looks" and enhance Rural Education in the municipality.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228765
Data: 2021-09-23


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