A matemática e o ensino remoto em tempos de pandemia: cartografando experiências de uma futura professora do campo

DSpace Repository

A- A A+

A matemática e o ensino remoto em tempos de pandemia: cartografando experiências de uma futura professora do campo

Show full item record

Title: A matemática e o ensino remoto em tempos de pandemia: cartografando experiências de uma futura professora do campo
Author: Ferreira, Letícia Knaul
Abstract: Este trabalho tem como objetivo cartografar experiências de uma futura professora do campo ao ensinar matemática para duas turmas de 7º ano em uma escola pública da cidade de Bom Retiro – SC. As aulas aconteceram de modo remoto durante o ano de 2020 diante da crise da pandemia do COVID-19. Para tanto, assume-se a cartografia como estratégia metodológica de uma pesquisa-intervenção que visa traçar o caminho produzido pela professora ao longo desse processo, bem como trazer à tona os movimentos e as escolhas assumidas por ela ao ensinar matemática e se relacionar com os estudantes diante da crise pandêmica. O diário de bordo torna-se, neste trabalho, uma ferramenta importante ao possibilitar a produção de exercícios críticos do pensamento sobre o ofício do professor e o ensino de matemática em tempos de ensino remoto. Por fim, busca apresentar os desafios e conquistas vivenciadas pela professora ao longo do ano letivo de 2020, possibilitando pensar modos outros de ensinar.This paper aims to map the experience of a future teacher from the countryside when teaching mathematics to two 7th grade classes in a public school in the city of Bom Retiro - SC. The classes took place remotely during the year of 2020 in the crisis of the COVID-19 pandemic. For this purpose, cartography is assumed as a methodological strategy of a research-intervention that aims to trace the path produced by the teacher throughout this process, as well as bring to light the movements and choices assumed by her when teaching mathematics and relating to students in the face of the pandemic crisis. The logbook becomes, in this work, an important tool to enable the production of critical exercises of thought about the teacher's craft and the teaching of mathematics in times of remote teaching. At last, it seeks to present the challenges and achievements experienced by the teacher during the 2020 school year, making it possible to think of other ways of teaching.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228763
Date: 2021-09-24


Files in this item

Files Size Format View Description
A matemática e ... ra professora do campo.pdf 664.9Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar