Pandemia e o direito à educação: uma análise acerca dos impactos da pandemia de Covid-19 e dos desafios impostos aos gestores públicos na área de educação no Brasil.
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| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Cristóvam, José Sérgio da Silva |
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| dc.contributor.author |
Becsi, Alexandre Thiesen |
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| dc.date.accessioned |
2021-10-04T12:36:52Z |
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| dc.date.available |
2021-10-04T12:36:52Z |
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| dc.date.issued |
2021-09-21 |
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| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228669 |
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| dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) impactou o mundo. A crise sanitária e econômica fez com que as Nações declarassem estado de calamidade pública. Foi necessário estabelecer medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. Escolas foram forçadas a suspenderem as aulas presenciais, colocando milhões de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Dessa forma, o Direito à Educação - um direito constitucional fundamental social – foi sobrepesado, relativizado e fortemente impactado. A partir dessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo analisar os impactos da pandemia de Covid-19 ao Direito à Educação e os desafios impostos aos gestores públicos na área de educação no Brasil. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva e explicativa, por meio de análise bibliográfica, de notícias e utilização de dados secundários, buscando sempre comparar variáveis qualitativas com quantitativas, sob um olhar crítico-propositivo e pragmático. Assim, observa-se que (a) a pandemia impactou o direito ao acesso ao ensino, agravando as desigualdades sociais e regionais, distanciando, dessa forma, ainda mais a igualdade material; (b) o direito à permanência escolar também foi impactado, o abandono e a evasão escolar aumentaram, principalmente, para aquelas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade; (c) o direito à aprendizagem e ao ensino de qualidade também foram afetados com a suspensão das aulas presenciais e a adoção das aulas remotas; e (d) A saúde mental dos professores e alunos foi afetada com a pandemia, assim como a saúde alimentar dos alunos. Diante disso, considerando que o Direito à Educação é um direito social que carece de atuação Estatal, levantam-se os seguintes desafios que os gestores públicos devem enfrentar para mitigar os efeitos da pandemia: (a) retornar às aulas presenciais de forma segura; (b) promover a inclusão digital e democratização do acesso; (c) assegurar a permanência dos estudantes nas escolas; (d) reduzir o déficit de aprendizagem; e (e) mitigar os impactos na saúde mental dos alunos e professores e na saúde alimentar dos alunos. Para mais, destaca-se a importância de se encarar a educação como Política Pública de Estado em contraposição às Políticas de Governo, exigindo uma atuação conjunta de todos os entes e atores governamentais e sociais envolvidos na agenda educacional. |
pt_BR |
| dc.format.extent |
93 f. |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
| dc.rights |
Open Access |
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| dc.subject |
Pandemia. Covid-19. Educação. Direito à Educação. Desigualdade Social. Políticas Públicas. Gestão Pública. |
pt_BR |
| dc.title |
Pandemia e o direito à educação: uma análise acerca dos impactos da pandemia de Covid-19 e dos desafios impostos aos gestores públicos na área de educação no Brasil. |
pt_BR |
| dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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