Lixo nos mares: percepção e engajamento de alunos de escola da rede de ensino público de Florianópolis (SC)

DSpace Repository

A- A A+

Lixo nos mares: percepção e engajamento de alunos de escola da rede de ensino público de Florianópolis (SC)

Show full item record

Title: Lixo nos mares: percepção e engajamento de alunos de escola da rede de ensino público de Florianópolis (SC)
Author: Santos, Ísis Shandra Scalabrin
Abstract: Se a produção e o consumo desenfreado de plásticos persistir, estima-se que a poluição plástica dobrará até 2030, sendo os oceanos os mais visivelmente afetados. A crescente presença de plásticos nos oceanos, além de resultar na contaminação das águas e impactar negativamente na saúde dos ecossistemas marinhos e costeiros, afeta ainda o ser humano de diferentes formas. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial da atividade de educação ambiental no espaço escolar sobre esse tema para encorajar os participantes a se engajarem em ações individuais e coletivas, a fim de reduzir as potenciais causas da poluição do lixo, principalmente plástico, nos mares. Oito encontros foram realizados com as turmas do quinto ano do ensino fundamental da EEB Padre Anchieta (Florianópolis). O conhecimento e percepções dos estudantes sobre o tema foram avaliados por questionário aplicado em dois momentos da pesquisa, pré e pós-intervenção. Além disso, considerou-se as atitudes autorrelatadas dos estudantes sobre o lixo nos mares e a produção de materiais extraclasse para avaliar a efetividade desta pesquisa na sensibilização e no engajamento do público em relação à problemática. A intervenção educativa ora proposta aumentou a percepção dos alunos sobre os principais impactos, causas e soluções do lixo nos mares, assim como o engajamento dos participantes. Esta pesquisa pode ser replicada por qualquer pesquisador e/ou educador, mesmo que leigo no assunto, pois em paralelo aos objetivos da mesma elaborou-se um Roteiro Didático de Combate ao Lixo nos Mares, com informações científicas conhecidas até então sobre a temática e as atividades lúdicas realizadas pela pesquisadora para abordar essas informações.If the excessive production and consumption of plastics persist, it is estimated that plastic pollution will double by 2030, being the oceans most visibly affected by it. The growing presence of plastics in the oceans, besides resulting in water contamination and negatively impacting the health of marine and coastal ecosystems, it also affects humans in different ways. This research aimed to evaluate the potential of an environmental education about marine litter to encourage the students to engage in individual and collective actions, in order to reduce the potential causes of waste pollution, mostly plastic pollution, in the seas. Eight class meetings were accomplished with the students from fifth year of the Padre Anchieta Elementary School (Florianópolis). The knowledge and perceptions of the students about marine litter were assessed by a questionnaire applied in two moments of the research, pre and post-intervention. Furthermore, the students self-reported marine debris behaviour and the production of extraclass materials were considered to assess the effectiveness of this research in raising awareness and engaging the public about the issue. This educational intervention increased the students perception of the main impacts, causes and solutions of marine litter, as well as the engagement of the participants.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228596
Date: 2021-09-16


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 6.760Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar