Title: | O papel da engenharia de túneis na tomada de decisão de alternativas em projetos rodoferroviários |
Author: | Koch, Tom Fausel |
Abstract: |
A infraestrutura de um país tem grande importância em seu desenvolvimento e as decisões cabem principalmente aos tomadores de decisão do setor público, os quais muitas vezes não possuem conhecimento técnico de engenharia. Devido a isso, as tomadas de decisão tendem a passar por uma análise financeira apenas, visando a alternativa mais barata e desprezando possíveis alternativas como a de traçados rodoferroviários com túneis, por exemplo. Mesmo que as obras de túneis tendam a ser mais onerosas, elas trazem resultados únicos como redução de acidentes de trânsito, redução do tempo de viagem, redução de manutenção, redução do impacto ambiental entre outros. Este trabalho tem por objetivo explorar a visão técnica da engenharia de túneis nas tomadas de decisão de alternativas em projetos rodoferroviários. Explora-se métodos de construção de túneis, métodos de tomada de decisão, traz-se cinco exemplos de casos representativos e duas análises de custo-benefício de obras reais. Conclui-se que as tomadas de decisão de projeto rodoferroviários englobam uma série de fatores que muitas vezes são extremamente complicados de se contabilizar através de valores monetários. A country's infrastructure is of great importance in its development. However, decisions are mainly made by decision makers from the public sector, who often do not have technical engineering knowledge. Due to this fact, decision-making tends to go through a financial analysis only, focusing on the cheapest alternative and ignoring possible alternatives such as tunneling for road-rail projects. Even though tunneling works tend to be more costly, they bring unique results such as reducing traffic accidents, reducing travel time, reducing maintenance, reducing environmental impact, among others. This paper aims to explore the technical vision of tunnel engineering in decision-making for alternatives in road-rail projects. It explores tunnel construction methods, decision-making methods, five representative case examples and two cost benefit analyses of real works. It is concluded that the road-railway project decision-making involves a series of factors that are often extremely complicated to account through monetary values. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228569 |
Date: | 2021-09-24 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 1.471Mb |
View/ |
TCC |