Regras Anti-diferimento para Controlled Foreign Companies no Direito Brasileiro: Análise da Compatibilidade da Adesão aos Padrões da OCDE
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Michels, Gilson Wessler |
|
dc.contributor.author |
Veiga, João Antônio Schmidt da |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-01T12:52:21Z |
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dc.date.available |
2021-10-01T12:52:21Z |
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dc.date.issued |
2021-09-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228505 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monography delas with anti-deferral rules for controlled foreign companies’ profits
– CFC rules – in brazilian law and compares it to the recommendations of the
Organization for Economic Co-operation and Development (OECD). The research
aims to establish if (i) it is juridically feasible for Brazil to adopt legislation with the same
standards proposed by the OECD and (ii) if it is economically and politically beneficial
to do so. It is hypothesized that OECD standard rules cannot be copied to brazilian law
without generating conflict with existing regulations and that those norms would not be
beneficial to pursue Brazil’s goals as a developing nation. Therefore, based on the
inductive research method and utilizing bibliographical sources, coupled with
legislative texts and court rulings, this monography will build a complete description of
current CFC rules in Brazil and compare it to OECD and other international standards,
to test the hypothesis. It was concluded that it is not only juridically feasible to
implement OECD-proposed CFC rules in the brazilian legal system, but also preferable
to current rules, which work against Brazil’s development goals and economic
situation. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente monografia trata das normas anti-diferimento para lucros de controladas e
coligadas no exterior – normas CFC – na legislação brasileira em comparação com
outras jurisdições e com as recomendações da Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE). Busca-se compreender se (i) é juridicamente
viável para o Brasil adotar normas nos padrões da OCDE e (ii) se é economicamente
e politicamente oportuno fazê-lo. Levanta-se a hipótese de que a as normas CFC em
padrão internacional não podem ser juridicamente transplantadas para o Brasil e de
que não são oportunas para a realidade brasileira de país em desenvolvimento. Para
tanto, a partir do método indutivo de pesquisa, utilizando-se de fontes bibliográficas,
produções legislativas e jurisprudência será construída visão do atual panorama de
normas CFC brasileiras para comparação com a proposta OCDE. Concluiu-se que,
não apenas a implantação de normas mais alinhadas à OCDE é viável juridicamente,
como também é altamente desejável para melhor coordenação da política fiscal
brasileira com os objetivos de desenvolvimento nacionais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
73 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Tributação internacional |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento tributário |
pt_BR |
dc.subject |
Controlled Foreign Companies |
pt_BR |
dc.subject |
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico |
pt_BR |
dc.title |
Regras Anti-diferimento para Controlled Foreign Companies no Direito Brasileiro: Análise da Compatibilidade da Adesão aos Padrões da OCDE |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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