A influência e consequências da pandemia do Covid-19 na gestão no segmento de supermercados: um estudo de caso no supermercado Beta da Grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

A influência e consequências da pandemia do Covid-19 na gestão no segmento de supermercados: um estudo de caso no supermercado Beta da Grande Florianópolis

Show full item record

Title: A influência e consequências da pandemia do Covid-19 na gestão no segmento de supermercados: um estudo de caso no supermercado Beta da Grande Florianópolis
Author: Amorim, Bruno Saquete; Duarte, Lucas
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral “Analisar como o Supermercado Beta pôde praticar a gestão para a sobrevivência e sustentabilidade dos negócios diante da crise no setor e da pandemia da Covid-19”. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, como aplicada, qualitativa e descritiva. Quanto aos meios, classifica-se como pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso. A delimitação do universo mostra-se por acessibilidade e não probabilística. Para a análise dos resultados obtidos durante a pesquisa foram utilizadas uma matriz de análise de resultados, a elaboração de uma matriz SWOT/FOFA e, posteriormente, a análise de quatro ações reduzir-eliminar-criar-elevar, visando ajudar a estruturar a nova matriz de valor da empresa. Foram sugeridas algumas possibilidades para agregar valor. Identificou-se, então, que o Supermercado Beta possui a necessidade de inovar seu modelo de gestão, especialmente relativo às frentes envolvidas às novas tendências do varejo mundial. Tendo em vista que a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais este processo de transformação que já estava em curso, criou-se a necessidade de atualizar e se equalizar ao nível da sua concorrência nas vendas não presenciais. Com o presente estudo, portanto, identificaram-se oportunidades e ameaças existentes nos ambientes interno e externo do Supermercado Beta. Como propostas para agregar valor à empresa foram apresentadas possibilidades para a adequação da gestão do Supermercado ao Quinto Ciclo do Varejo, onde o foco é a transformação digital da empresa, associada à sustentabilidade e aos novos padrões de consumo.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228409
Date: 2021-09-27


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 2.634Mb PDF View/Open TCC
Ata de Defesa.pdf 131.5Kb PDF View/Open Embargo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar