Abstract:
|
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, bibliográfico e documental, visa
apresentar e conceituar a vulnerabilidade em informação no âmbito da competência em
informação, com foco na categoria “mãe solo”, conceituando as mães que compõem
esse grupo, e buscando associar suas vivências e falas com a competência em
informação e as dimensões técnica, estética, ética e política. O objetivo geral da
pesquisa, assim, consiste em investigar as conexões da vulnerabilidade em informação
e da competência em informação das mulheres que são chefes de família, provedoras
do lar, profissionais que trabalham fora que criam e educam seus filhos sozinhas. Os
objetivos específicos consistem em: a) caracterizar, segundo a literatura, a competência
em informação e as dimensões técnica, estética, ética e política; b) conceitualizar,
segundo a literatura e documentos institucionais, a vulnerabilidade social e a
vulnerabilidade em informação; c) apresentar, segundo a literatura e documentos
institucionais, o significado e as características da categoria “mães solo”; e, d) justificar
a importância do desenvolvimento da competência em informação, segundo as
dimensões técnica, estética, ética e política dirigida a este grupo de mulheres.
Compreendemos que estudar esse assunto tornase relevante não somente pelo
caráter da vulnerabilidade social, mas sobre o potencial que o desenvolvimento da
competência em informação para com as mães solo. Com esta pesquisa, buscouse
alguns elementos que permitem identificar as dimensões da competência em
informação nas falas destas mulheres, usando, para isto, o conteúdo disponibilizado no
“Projeto Solo”, relativo às falas da vivência de algumas mães deste grupo, considerado,
quanto aos conceitos de vulnerabilidade social, como um grupo vulnerável. Nas falas,
foi possível reconhecer a vulnerabilidade em informação, mas também a resiliência
destas, mostrando que as pessoas se superam o tempo todo para acessar e buscar
informações, para que assim, possam se tornar sujeitasprotagonistas de sua existência
no contexto social em que se encontram. |