Competência em informação e sustentabilidade: dimensões inter-relacionadas

DSpace Repository

A- A A+

Competência em informação e sustentabilidade: dimensões inter-relacionadas

Show full item record

Title: Competência em informação e sustentabilidade: dimensões inter-relacionadas
Author: Corbari, Jefferson Neri
Abstract: Objetivo: O presente artigo objetiva, num sentido geral, analisar as dimensões de estudo da competência em informação e da sustentabilidade identificando possíveis correlações a fim de contribuir para o desenvolvimento de programas de competência em informação voltados para a sustentabilidade e, especificamente, apresentar os conceitos e dimensões da competência em informação, identificar os conceitos e dimensões da sustentabilidade e investigar elementos de interrelação entre as dimensões da competência em informação e da sustentabilidade. No atual contexto social sobressai a ideia de sustentabilidade para assegurar o presente e o futuro de nosso planeta. Portanto, não se pode olvidar que o bibliotecário, com o desenvolvimento da competência em informação, aja ativamente para contribuir com a proteção de nosso planeta, ou seja, para um modo de vida sustentável. A competência em informação, assim como a sustentabilidade possuem uma natureza multidimensional. O conhecimento conjunto dessas dimensões pode propiciar ao profissional bibliotecário a elaboração de programas de competência em informação voltados para a sustentabilidade. Método: O estudo foi desenvolvido pelo método indutivo com abordagem qualitativa, utilizando técnica de coleta de dados mediante pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo de Bardin (2011). Resultado: O reconhecimento de interrelações entre as dimensões da competência em informação e aquelas descritas para a sustentabilidade, identificou habilidades que podem ser desenvolvidas para direcionar atuação ativa do papel do profissional da informação na proteção ambiental. Conclusões: A intersecção entre as dimensões da competência em informação e aquelas da sustentabilidade contribui para o desenvolvimento de programas de competência em informação voltados para a sustentabilidade, pois a constatação de elementos de conexão permitirá estabelecer habilidades que devem ser reforçadas e/ou desenvolvidas para atuação do bibliotecário como agente de difusão de questões de sustentabilidade.Objective: This article aims, in a general sense, to analyze the dimensions of the study of information literacy and sustainability, identifying possible correlations in order to contribute to the development of information literacy programs aimed at sustainability and, specifically, to present the concepts and dimensions competence in information, identify the concepts and dimensions of sustainability and investigate elements of interrelationship between the dimensions of competence in information and sustainability. In the current social context, the idea of sustainability stands out to ensure the present and future of our planet. Therefore, it cannot be forgotten that the librarian, with the development of information literacy, actively acts to contribute to the protection of our planet, that is, to a sustainable way of life. The information literacy, just as sustainability also has a multidimensional nature. The joint knowledge of these dimensions can provide librarians with the development of information competence programs aimed at sustainability. Methods: The study was developed using the inductive method with a qualitative approach, using data collection technique through bibliographic research with Bardin's content analysis (2011) Results: The recognition of interrelationships between the dimensions of information literacy and those described for sustainability identified skills that can be developed to direct the active role of the information professional in environmental protection. Conclusions: the recognition of the intersection between the dimensions of information literacy and those of sustainability contributes to the development of information literacy programs aimed at sustainability, as the finding of connecting elements will allow the establishment of skills that must be reinforced and/or developed for the librarian's role as an agent for the dissemination of sustainability issues.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228158
Date: 2021-09-21


Files in this item

Files Size Format View
TCC-Jefferson-final-2021-PDFA.pdf 310.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar