dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sezerino, Pablo Heleno |
|
dc.contributor.author |
Matté, Eduarda |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-24T18:19:36Z |
|
dc.date.available |
2021-09-24T18:19:36Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228111 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A universalização de acesso ao serviço de esgotamento sanitário deve estar amparada pela
coexistência de diferentes modais de esgotamento sanitário, sejam eles sistemas centralizados
convencionais ou sistemas descentralizados. Os sistemas de tratamento de esgoto no lote (ou
individuais), com o uso de fossa séptica e complementares, são vastamente aplicados,
principalmente em municípios de pequeno porte e são considerados como atendimento
adequado pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB). Contudo, os municípios
enfrentam grandes desafios quanto a gestão e controle destes sistemas e gerenciamento dos
subprodutos gerados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetivou realizar uma avaliação
dos mecanismos de governança de sistemas de tratamento de esgoto no lote, a partir de
prognósticos oficiais, aplicado aos quatorze municípios que constituem a microrregião da
Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC/SC). Para tanto, buscou-se
identificar divergências e convergências entre três diferentes indicadores oficiais de
atendimento adequado ao serviço de esgotamento sanitário, sendo eles: o Atlas Esgotos/ANA,
o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) /FECAM e o projeto
Tratasan/ARIS. Os dados obtidos para os municípios foram dispostos em gráficos para análise
e comparações. Desta forma, os três indicadores convergiram ao considerar os sistemas
individuais no cômputo da parcela referente ao atendimento adequado. O indicador IDMS
divergiu por ser único que representa o atendimento da área urbana e rural, os demais abrangem
apenas a população urbana. Também, foram encontradas divergências significativas quanto a
periodicidade, tipologia, fontes de dados utilizados e os objetivos dos indicadores. Em seguida,
foi realizada uma avaliação dos objetivos e metas dos Planos Municipais de Saneamento Básico
(PMSB), buscando compreender o planejamento municipal perante a consideração de
diferentes modais de esgotamento sanitário para o alcance da universalização de acesso. Para
isso, utilizou-se como base para comparação as alternativas técnicas propostas pelo Atlas
Esgotos para o ano de 2035.Constatou-se que o planejamento futuro dos municípios prevê
apenas a utilização do sistema de tratamento de esgoto centralizado para atender a área urbana
municipal, diferentemente da proposta do Atlas Esgotos, o qual indica a utilização de diferentes
modais. Identificou-se a carência de planejamento para as áreas rurais e o estabelecimento de
objetivos e metas para o uso de sistemas individuais. Por fim, tendo em vista a necessidade dos
municípios em avançar na governança de sistemas de tratamento de esgoto no lote, buscou-se
identificar e propor instrumentos de governança aplicáveis. Para tanto, foi realizado um
Benchmarking com a governança do município de Florianópolis/SC para este modal, tendo
como referência a atuação da Vigilância Sanitária deste município e adaptação do “Programa
Floripa se Liga na Rede”. Um fluxograma de procedimentos que visam a obtenção de Habitese
Sanitário foi elaborado. Atrelado ao Habite-se propôs-se a ideia de um certificado para a
garantia e acompanhamento da operação e manutenção dos sistemas de tratamento de esgoto
no lote, através da realização de vistorias que seguiriam um modelo proposto pelo presente
trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The universalization of the access to the sanitary sewage service must be supported by the
coexistence of different modes of sanitary sewage, whether conventional centralized systems
or decentralized systems. The on-site wastewater systems (or individual systems), with the
usage of septic tank and complementary treatments, are widely applied, mainly in small
municipalities and are considered as an adequate service by the Brazilian National Basic
Sanitation Plan (PLANSAB). However, the municipalities face major challenges regarding the
management and control of these systems and the management of the resultant by-products.
Toward this perspective, the present paper aimed to carry out an assessment of the governance
mechanisms of an on-site treatment systems based on official forecasts, applied to the fourteen
municipalities that make up the micro-region of the Associação dos Municípios do Alto
Uruguai Catarinense (AMAUC/SC). Therefore, it soughted to identify divergences and
convergences between three different official indicators of adequate access to sanitary sewage
service, namely: Atlas Esgotos/ANA; the Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
(IDMS) /FECAM; and the Tratasan Project/ARIS. The obtained data for the municipalities
were displayed in graphs for analysis and comparisons.Thereby, the three indicators converged
when considering the on-site systems in the calculation of the portion referring to adequate
access. The IDMS indicator diverged for the reason that it is the only one that represents the
service to urban and rural areas, the other ones only cover the urban population. Also,there were
found significant divergences regarding periodicity, typology, data sources, and the objectives
of the indicators. Then, an assessment of the objectives and goals of the Municipal Basic
Sanitation Plans were carried out, seeking to understand the municipal planning in view of the
consideration of different modalities of sanitary sewage to achieve universal access. Thereunto,
the technical alternatives proposed by the Atlas Esgotos for the year 2035 were used as a basis
for comparison. It was found that the future planning of the municipalities only foresees the
use of the centralized wastewater treatment system to serve the municipal urban area, unlike
the proposal of the Atlas Esgotos, which indicates the use of different modes. It was identified
the lack of planning for rural areas and the establishment of objectives and targets for the use
of individual systems. Finally, given the need for municipalities to advance in the governance
of on-site wastewater systems, it was soughted to identify and propose applicable governance
instruments. Therefore, a benchmarking was carried out with the governance of the city of
Florianópolis/SC for this modal, having as reference the performance of the Sanitary
Surveillance of this city and adaptation of the “Floripa se Liga na Rede” program. It was
elaborated a flowchart of procedures aimed to obtaing the Habite-se Sanitário. Linked to the
Habite-se, the idea of a certificate was proposed for guaranteeing and monitoring the operation
and maintenance of the on-site wastewater systems, through inspections that would follow a
model proposed by this paper. |
pt_BR |
dc.format.extent |
103 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Sistemas de Tratamento de Esgoto no Lote |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de Esgotamento Sanitário |
pt_BR |
dc.subject |
Plano Municipal de Saneamento Básico |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos de Governança |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre a governança de sistemas de tratamento de esgoto no lote em municípios da microrregião da AMAUC/SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |