Abstract:
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O presente estudo propõe uma análise de segurança, com foco nos aspectos de estabilidade e percolação, de um dique de terra homogênea já executado, cujos dados de instrumentação piezométrica aferidos em campo foram utilizados para calibrar o modelo numérico de percolação elaborado, de forma a permitir uma análise de segurança precisa sobre a situação atual do barramento construído. Neste caso, o estudo contemplou diferentes condições de carregamento, sendo elas: regime permanente (percolação estável), rebaixamento rápido do reservatório, análise sísmica e elevação da linha freática. De posse dos dados do Projeto Básico e do Projeto Executivo do empreendimento, foram analisadas as investigações geológico-geotécnicas executados, com vistas a conhecer as propriedades geomecânicas do maciço da barragem. Em seguida, foram selecionadas três seções do barramento, Seção A (região central do Dique), Seção B (ombreira direita) e Seção C (ombreira esquerda), em virtude de sua posição, por representarem diferentes condições de zoneamento e de fundação. Com base na modelagem das seções selecionadas, foram executadas análises de percolação, que permitiram obter as poropressões e vazões no maciço do dique. Além disso, foram executadas análises de estabilidade, para as diferentes condições de carregamento, visando atestar a segurança em relação às situações potenciais de ruptura. Face ao exposto, com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o barramento se apresenta estável para todas as condições impostas, e que as condições menos favoráveis são aquelas relacionadas ao rebaixamento rápido do reservatório e à elevação da linha freática, para os taludes de montante e de jusante, respectivamente. Adicionalmente, foi apresentada uma carta de segurança para a barragem, que contém os níveis de atenção, alerta e emergência, em termos de cotas piezométricas, que podem ser utilizados em campo para constatação da segurança da barragem. |