OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES NA AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Daniela Polo Camargo da |
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dc.contributor.author |
Assis, Zandonaity Soares Teixeira de |
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dc.date.accessioned |
2021-09-15T21:16:52Z |
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dc.date.available |
2021-09-15T21:16:52Z |
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dc.date.issued |
2021-09-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227886 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo: Verificar a ocorrência de alterações na avaliação do processamento auditivo central (PAC) em crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Estratégia de pesquisa: A revisão sistemática foi conduzida conforme as recomendações do PRISMA. A pergunta norteadora foi elaborada com base na estratégia PECOS, sendo: “Há alterações nos testes comportamentais do PAC em crianças e adolescentes com TDAH?”. Foram selecionados os seguintes descritores: “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade” e “Transtornos da Percepção Auditiva”, nos idiomas português e inglês. Foram identificados estudos indexados nas bases de dados: Pubmed/MEDLINE, Scopus, Web of Science, LILACS, LIVIVO, Proquest e Google Scholar. Critérios de seleção: Foram selecionados estudos observacionais direcionados ao tema, nos idiomas inglês e português, sem restrição de data. O estudo ocorreu em duas fases. Na fase um, os títulos e resumos de todas as citações do banco de dados foram selecionadas de forma independente por três revisores. Na fase dois, foi feita a leitura na íntegra dos estudos e após a seleção foram extraídos os dados para análise. Análise dos dados: Os dados extraídos dos estudos foram: características do estudo (autores, ano de publicação, país, tipo de estudo), características da população (tamanho da amostra, idade média dos participantes, gênero), características de exposição (critérios de diagnóstico para TDAH) e características de desfecho (resultados da avaliação comportamental do PAC e principais achados). Foram descritas a ocorrência das alterações na avaliação comportamental do PAC nos indivíduos com TDAH. Resultados: A estratégia de busca recuperou 1233 artigos, após a remoção dos duplicados (522), foi feita a leitura de 711 títulos e resumos e selecionados 38 para leitura na íntegra, dos quais 13 atenderam os critérios de elegibilidade. A habilidade de ordenação e resolução temporal foi a mais comprometida e o uso de medicação favoreceu o desempenho nos testes do PAC. Conclusão: A principal habilidade auditiva frequentemente alterada em indivíduos com TDAH foi a do processamento temporal, tanto resolução como ordenação temporal, o uso de medicação favoreceu o desempenho nos testes e a maioria dos estudos mostrou risco baixo ou moderado de viés. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Percepção Auditiva. Transtorno de Percepção Auditiva. Teste Auditivos. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. |
pt_BR |
dc.title |
OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES NA AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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