Title: | Literacia em saúde entre professores dos anos iniciais: uma revisão de escopo |
Author: | Estácio, Guilherme de Carvalho |
Abstract: |
Este trabalho se constitui de uma revisão de escopo que teve como objetivo revisar a literatura científica sobre a literacia em saúde bucal entre professores e identificar os fatores relacionados ao seu desenvolvimento. Para isso, foram coletados dados nas seguintes bases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Pubmed, Scopus, Web of Science (WoS), Educational Resources Information Centre (ERIC), Cumulative Index to Nursing and Allied. Health Literature (Cinahl), Embase, Google Acadêmico e Portal Capes. Também foram checadas as referências dos textos selecionados. A busca inicial resultou em 6283 textos. Após a realização da leitura dos títulos e resumos, aos quais foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se 26 textos para realização da leitura completa. Destes, 21 se adequavam ao objetivo da revisão. A literacia em saúde bucal de professores na literatura científica é estudada por meio da aplicação de questionários, que podem tanto avaliar as informações que indivíduos possuem sobre saúde bucal, como tema geral, quanto pontos específicos, como doenças e procedimentos frente à agravos bucais. Ela tem sido desenvolvida no contexto da educação em saúde bucal por meio de treinamentos, realização de grupos focais, palestras e de materiais desenvolvidos pelos próprios técnicos e dentistas. São necessários mais estudos que avaliem o desenvolvimento da literacia em saúde bucal dos professores, considerando as particularidades existentes no conhecimento e práticas em saúde bucal desses indivíduos no contexto da escola. This work consists of a review of the scientific literature that aimed to review the scientific literature on oral health literacy among teachers and identify factors related to its development. For this, data were collected in the following databases: BVS, Scielo, Pubmed, Scopus, WoS, ERIC, Cinahl, Embase, Google Schoolar and Portal Capes. References to selected texts were also checked. The initial search resulted in 6283 texts. Then, the titles and abstracts were read, to which the inclusion and exclusion criteria were applied; 26 texts were obtained for complete reading. Finally, 21 texts fit the objective of the review. The oral health literacy of teachers in the scientific literature is studied through questionnaires, which can assess the information of individuals in general matters concerning oral health as well as specific points (like diseases and dental procedures). It has been developed in the context of oral health education through training, focus groups, lectures and materials developed by the technicians and dentists themselves. More studies are needed to assess the development of oral health literacy of teachers, considering the particularities existing in the knowledge and practices in oral health of these individuals, in the school context. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227858 |
Date: | 2021-08-27 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC Guilherme Estacio FINAL.pdf | 1.093Mb |
View/ |
TCC |