Title: | Consumo conspícuo, endividamento financeiro e bens posicionais: um survey da literatura brasileira |
Author: | Lopes, Maria Luisa Ferreira |
Abstract: |
Os hábitos de consumo cultivados na cultura brasileira podem levar a um mau planejamento de recursos escassos das finanças familiares e seu consequente endividamento financeiro em um nível microeconômico, bem como à redução do bem-estar social no nível macroeconômico. Mesmo diante da importância do assunto, a pesquisa por temas relacionados ao consumo conspícuo e seus efeitos em relação ao planejamento familiar e a problemas estruturais brasileiros não possui uma forte presença de estudos na área de ciências econômicas da literatura brasileira. Em outras áreas do conhecimento, também exploradas neste trabalho, porém, a relevância deste tema é maior para questões socioeconômicas, como a propensão ao endividamento ou o comportamento do consumidor. A tese propõe uma pesquisa qualitativa com abordagem de caráter bibliográfico. Foram utilizadas 20 palavras-chave que foram pesquisadas usando as bases de dados acadêmicas (i.e. SciELO e Google Scholar), para identificar artigos científicos publicados em revistas de circulação nacional e que passaram pela análise de pares, para identificar os fatores que impulsionam o consumo conspícuo (CC) no Brasil e as medidas políticas mais frequentes para abordá-lo. Os resultados indicaram a presença de 47 artigos relevantes para a elaboração da exploração do tema, em várias áreas do conhecimento, como Administração, Psicologia, Marketing e Economia. As pesquisas norteiam a cultura do consumo e os incentivadores a ela, além de pesquisas de nível de instrução quanto à educação financeira, e a exploração de aspectos motivadores para o alto endividamento financeiro dos brasileiros. The conspicuous consumption habits of the Brazilian culture can lead to poor financial planning and high household debt at the microeconomic level, as well as a reduction of social welfare at the macroeconomic level. Yet, studies on conspicuous consumption and its effects in relation to family planning and structural problems do not have a strong presence in economic journals and publications in Brazil. In other areas of knowledge, however, the relevance of this theme is greater for subjects as propensity to debt and consumer behavior. This thesis proposes a qualitative research framework by means of a bibliographic approach. Twenty keywords were used to identify peer-reviewed scientific articles in Brazilian journals on conspicuous consumption (CC) and the most frequent policy measures. 47 articles could be identified (via Scielo and Google Scholar) from several areas of knowledge, such as Administration, Psychology, Marketing and Economics. The article scrutinizes the consumer culture and incentives, s levels of financial education, as well as the motivating reasons for the high financial indebtedness of Brazilian households. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227854 |
Date: | 2021-08-30 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Maria Luisa Ferreira Lopes_Final.pdf | 4.704Mb |
View/ |
TCC |