Aplicação e validação de framework para integração de tecnologias digitais na educação básica, inspirado na cultura maker

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Aplicação e validação de framework para integração de tecnologias digitais na educação básica, inspirado na cultura maker

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Title: Aplicação e validação de framework para integração de tecnologias digitais na educação básica, inspirado na cultura maker
Author: Coelho, Gabriel de Vargas
Abstract: O projeto de aplicação e validação de framework para integração de tecnologias digitais na Educação Básica origina-se no Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu), desenvolvido desde 2008, pelo Grupo de Pesquisas Laboratório de Experimentação Remota RExLab. E destina-se a incentivar adolescentes, cursando a Educação Básica, a darem continuidade ao seu fluxo escolar e também motivarem-se pelas áreas STEAM (acrônimo para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) em suas trajetórias acadêmicas. Os principais resultados esperados na pesquisa relacionam-se a formação de recursos humanos, produção de conhecimento e inovação educacional. Em relação à formação de recursos humanos espera-se com a pesquisa proposta contribuir para a formação de professores em relação a tecnologia na educação. E com isso buscar despertar maior interesse por parte dos alunos, bem obter melhorias em seu aprendizado a partir de metodologias de ensino apoiadas no uso de tecnologias digitais. Em relação aos alunos criar oportunidades de ensino e de aprendizagem e estender a sala de aula e também a escola, através dos laboratórios remotos, para apoiar as atividades práticas e do AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem). Desses resultados esperados grandes passos já foram dados. A principal atividade desenvolvida até o momento foi o uso de lives no canal do Youtube do RExLab, e os cursos online presentes na plataforma IntecEdu, abordando principalmente a capacitação dos docentes para a integração da tecnologia em seus planos de aula. Ao total foram realizadas 10 lives entre os meses de maio e agosto de 2021, e lançados 10 cursos nesse mesmo período. Deve-se destacar também o uso da plataforma Lab4STEAM, que é um ambiente virtual colaborativo para compartilhamento de experiências docentes para disciplinas STEAM, desenvolvido também pela equipe RExLab. Por se tratar de um projeto com previsão de 2 anos, ainda há muito o que se fazer, e portando o projeto não está completo. Contudo já pode-se perceber seu potencial com as atividades iniciais, devido a participação e engajamento do público docente nas atividades desenvolvidas e também no uso das plataformas supracitadas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227482
Date: 2021-08-25


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