Tradução e interpretação musical do Português para a Libras: Desafios da formação de TILS
Show full item record
| Title: | Tradução e interpretação musical do Português para a Libras: Desafios da formação de TILS | 
| Author: | Lima, Jamile de Souza | 
| Abstract: | Na contemporaneidade, diversos países possuem cursos de formação de tradutores e 
intérpretes de língua de sinais. A partir de um percurso histórico que passou a ser 
desenvolvido em instituições religiosas e foram contemplados em outros espaços, permitindo 
a inclusão de pessoas surdas no âmbito social e educacional. A formação de tal profissional
passou por inúmeros contextos, possibilitando sua participação em diversos setores, tais como 
na área da saúde, do jurídico e do educacional. Entretanto, a inclusão da pessoa surda passou a 
vislumbrar novos aspectos e elementos, como a participação do surdo no meio musical, o qual 
só é possível a partir da presença do tradutor e intérprete de Libras a partir da presença do 
tradutor e intérprete de Libras na esfera artística diante dos desafios da tradução e 
interpretação de músicas e canções para a língua de sinais. O presente estudo busca mapear 
a formação dos intérpretes de Libras para atuar com tradução e interpretação de músicas na 
esfera artística,verificando os desafios da tradução e interpretação de canções e músicas do 
português para língua de sinais brasileira a partir do mapeamento realizado nas universidades 
federais que oferecem o curso de Letras - Libras. Trata-sede uma pesquisa quantitativa que 
analisou informações a partir do contraponto entre a fundamentação teórica e 16 
universidades federais brasileiras, das quais apenas 7 oferecem o curso de bacharelado em 
Letras- Libras. A partir da análise dos resultados, conclui-se que a formação em nível de 
graduação em tradução e interpretação de Libras oferece pouca informação acerca dos 
desafios da tradução e interpretação de música e canções a partir da Língua Portuguesa, 
indicando que há longo caminho a ser percorrido para a consolidação de uma formação 
adequado de TILS para a habilitação voltada para atuação frente à inclusão do surdo na esfera 
artística. | 
| Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS. | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227478 | 
| Date: | 2018-12-07 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
- 
This Collection
 
My Account
Statistics
Compartilhar