Terapia e Educação assistidas por cães nas redes sociais: características e impactos da produção de conteúdo on-line ‘Redes sociais: atuando na democratização de conhecimentos’

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Terapia e Educação assistidas por cães nas redes sociais: características e impactos da produção de conteúdo on-line ‘Redes sociais: atuando na democratização de conhecimentos’

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Título: Terapia e Educação assistidas por cães nas redes sociais: características e impactos da produção de conteúdo on-line ‘Redes sociais: atuando na democratização de conhecimentos’
Autor: Batista, Ana Luiza da Costa
Resumo: A Cinoterapia é uma das formas de Intervenções Assistidas por Animais, a qual é desenvolvida como Terapia Assistida por animais e Educação Assistida por animais com a mediação de cães, ambas têm por base a relação estabelecida entre humano e animal, mas distinguem-se na intencionalidade das práticas, com caráter terapêutico e pedagógico, respectivamente (CHELINI, 2016). Devido à pandemia de Covid-19, as atividades do projeto ‘Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia’ do CA/UFSC, que tem como público-alvo estudantes com alterações de linguagem verbal, ao qual relaciona-se este subprojeto do PIBIC-EM, anteriormente presenciais, passaram a ser desenvolvidas na modalidade não presencial. O objetivo deste subprojeto é pesquisar essa adequação e suas consequências. Essa mudança gerou algumas dificuldades nas interações entre os estudantes e os cães mediadores, por outro lado, surgiram nesse período importantes ferramentas digitais que auxiliam na realização e compartilhamento de atividades e pesquisas realizadas pelo grupo (PÉREZ GÓMEZ, 2015; SANTAELLA, 2013). Da necessidade de aproximar e ampliar a comunicação do projeto com a comunidade, foi criada uma página de divulgação do projeto na rede social Instagram, com o trabalho desenvolvido no PIBIC-EM, foi descoberta como portal de ampla divulgação de conteúdo científico e experiências acadêmicas. A responsabilidade na produção desse conhecimento de forma sistemática, resumida e atrativa, a fim de atingir às pessoas que o acessam, é fundamental para a sua efetiva compreensão e, consequentemente, democratização da ciência.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Colégio de Aplicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227388
Data: 2021-08-24


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