Desenvolvimento de infográfico animado sobre a promoção de saúde bucal para escolares do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de infográfico animado sobre a promoção de saúde bucal para escolares do ensino fundamental

Show full item record

Title: Desenvolvimento de infográfico animado sobre a promoção de saúde bucal para escolares do ensino fundamental
Author: Mundim, Maristela Freitas
Abstract: A produção tecnológica é o infográfico animado. Para o desenvolvimento desta tecnologia educacional foram traçados dois objetivos gerais: I) identificar nas publicações nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados as principais contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a área da educação em saúde bucal infantil e; II) desenvolver um infográfico animado sobre saúde bucal para escolares do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Para o primeiro objetivo geral a estratégia de busca foi uma combinação dos descritores nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Foram identificados 3670 artigos científicos, 253 para leitura do resumo, 106 para leitura completa e finalmente 41 artigos, que foram somados a outros 9 estudos citados nas referências dos selecionados através dos critérios de inclusão e exclusão. A revisão de literatura evidenciou a importância da saúde bucal; a doença mais prevalente ? cárie, suas causas e consequências; a prevenção em saúde bucal foi superior ao tratamento. Foram relatadas as principais contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para educação em saúde bucal, como também, foram avaliadas as formas de educação tradicional para comparação com as novas tecnologias. Existem diversos métodos para educação em saúde: oral, audiovisual, impresso, analógico, demonstrativo, interativo etc. No entanto, não foram encontrados muitos métodos tecnológicos, especialmente infográficos, para educação em saúde bucal. Esta revisão ofereceu subsídios para o desenvolvimento do infográfico animado. O produto tecnológico desenvolvido seguiu etapas metodológicas assim especificadas: i) pré-produção: roteiro, direção de arte, gravação de voz, storyboard e escolha do software para as ilustrações e animação; ii) produção: desenvolvimento do infográfico animado propriamente dito, ou seja, foram executados todos os elementos detalhados na pré-produção; iii) pós-produção: sincronização das imagens, informações, som e animação condensada em formato de vídeo. Os softwares escolhidos para o desenvolvimento da animação do infográfico educacional foram After Effects e Premiere, e para os ajustes das ilustrações o Illustrator. O infográfico possui a duração de 4 minutos e 44 segundos e a versão completa está disponível em: https://youtu.be/sF1ze_Bw-S4. Atualmente o infográfico é produzido em forma de conteúdo digital, combina imagem e texto, fácil de compartilhar e sem necessidade de aquisição de softwares de alto custo ou recursos de programação elevados. Portanto, promove retenção da informação apresentada com eficácia.Abstract: Technological production is the animated infographic. For the development of this educational technology, two general objectives were outlined: I) to identify in national and international publications indexed in the databases the main contributions of Information and Communication Technologies to the area of education in children's oral health and; II) to develop an animated infographic on oral health for students from the first to the fifth year of elementary school. For the first general objective, the search strategy was a combination of descriptors in PubMed, Scopus, Web of Science and Google Scholar databases. 3670 scientific articles were identified, 253 for abstract reading, 106 for full reading and finally 41 articles, which were added to another 9 studies cited in the references of those selected through the inclusion and exclusion criteria. The literature review highlighted the importance of oral health; the most prevalent disease ? caries, its causes and consequences; prevention in oral health was superior to treatment. The main contributions of Information and Communication Technologies for education in oral health were reported, as well as the forms of traditional education for comparison with new technologies. There are several methods for health education: oral, audiovisual, printed, analogue, demonstrative, interactive, etc. However, not many technological methods were found, especially infographics, for education in oral health. This review offered subsidies for the development of the animated infographic. The technological product developed followed the methodological steps specified as follows: i) pre-production: script, art direction, voice recording, storyboard and choice of software for illustrations and animation; ii) production: development of the animated infographic itself, that is, all the elements detailed in pre-production were executed; iii) post-production: synchronization of images, information, sound and condensed animation in video format. The software chosen for the development of the animation of the educational infographic were After Effects and Premiere, and for the illustration adjustments, Illustrator. The infographic lasts 4 minutes and 44 seconds and the full version is available at: https://youtu.be/sF1ze_Bw-S4. Currently, the infographic is produced in the form of digital content, it combines image and text, easy to share and without the need to purchase expensive software or high programming resources. Therefore, it promotes the retention of information presented effectively.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227353
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PGIS0034-D.pdf 1.670Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar