O Uso De Metodologias Ativas no Ensino Remoto: A Experiência de Uma Escola de Bom Retiro - SC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Sílvio Domingos Mendes da |
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dc.contributor.author |
Seemann, Alice |
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dc.date.accessioned |
2021-08-24T00:20:32Z |
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dc.date.available |
2021-08-24T00:20:32Z |
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dc.date.issued |
2021-08-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227313 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho presente tem por objetivo principal compreender o que são metodologias ativas, qual a sua importância para o momento atualmente vivido em que o estudante está deixando de ser visto, como receptor de conteúdo e passou a ser protagonista no processo de ensino - aprendizagem. Estes objetivos foram postos em prática na Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes, localizada no Centro do município de Bom Retiro-SC, e na qual traz a vivências da autora enquanto professora da rede estadual de ensino, no momento em que a Rede utilizou o meio remoto AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como instrumento principal de trabalho. Merece destaque a problematização e a sala de aula invertida, como metodologias ativas principais. Além de utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamento neste processo, trazendo as dez competências gerais como foco. Para a escolha da metodologia utilizada foi levado em conta a pandemia da COVID-19, em que limitou as pesquisas de campo e conversas presenciais, sendo assim foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que se desenvolveu em torno de livros e artigos científicos sobre o tema em questão e a BNCC. Como resultado final, trago as metodologias ativas como uma proposta metodológica a ser utilizada no meio remoto de ensino, trazendo-a como meio de uma educação dialógica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
46 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Metodologias ativas. Base Nacional Comum Curricular. Escola Valmir Omarques Nunes. Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.title |
O Uso De Metodologias Ativas no Ensino Remoto: A Experiência de Uma Escola de Bom Retiro - SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Meurer, Daniela |
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