Title: | Inclusão de tecnologias assistivas no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual no Brasil no contexto do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 |
Author: | Aguiar, Luciane Lummertz |
Abstract: |
A abordagem da educação inclusiva como meio de garantir uma sociedade mais justa e sustentável tem sido parte de debates internacionais que definem o planejamento de ações a serem aplicadas pelos países que se comprometem com a inclusão social. Neste sentido, são ressaltados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas como agenda a ser cumprida pelos seus signatários no período compreendido entre 2015 e 2030. São estabelecidos 17 objetivos a serem alcançados, incluindo o ODS 4: educação de qualidade. A educação inclusiva surge, nesse contexto, como uma alternativa a padrões educacionais exclusivos, sendo baseada em materiais e métodos que consideram as diferentes experiências e formas de aprendizagem contidas nas particularidades de cada aluno. São público da educação inclusiva as pessoas com deficiência, visto que a construção de uma sociedade excludente os interfere diretamente. Neste trabalho, o público específico abordado para a pesquisa são as pessoas com deficiência visual, considerando que estas também encontram barreiras na vida cotidiana e educação causadas pelo modo nocivo em que a deficiência é socialmente construída. Como material de possível utilização na educação inclusiva para as pessoas com deficiência visual, este trabalho aborda as tecnologias asssitivas, sendo estas dispositivos e serviços que pretendem ser uma ferramenta para melhorar a forma como as pessoas com deficiência se inserem na educação. A partir destas considerações, esta pesquisa se deu de forma qualitativa com pesquisa em base de dados para a revisão bibliográfica de estratégias para o uso de tecnologias assistivas para a educação de pessoas com deficiência visual. Como fonte da revisão bibliográfica, foram escolhidas obras resultantes de pesquisas de dissertações e teses publicadas no Brasil em diversas áreas do conhecimento que contemplam a educação inclusiva. Como resultado, foram elencadas estratégias para a educação inclusiva e, então, analisadas comparativamente como estas demonstram possibilidades e limitações no contexto dos ODS. Apoiando-se nessa avaliação, entendeu-se que os ODS possuem diversas lacunas na abordagem da pessoa com deficiência visual como público essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável, mas que estes ainda constituem uma agenda de extrema importância para um ponto inicial da inserção dos debates de educação inclusiva no cenário internacional. Abstract: The approach to inclusive education as a means of guaranteeing a more just and sustainable society has been part of international debates that define the planning of actions to be applied by countries that commit to social inclusion. In this regard, the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs) are highlighted as an agenda to be met by its signatories in the period between 2015 and 2030. There are 17 goals to be achieved, including SDG 4: quality education. Inclusive education appears, in this context, as an alternative to exclusive educational standards, being based on materials and methods that consider the differences in experiences and ways of learning in the particularities of each student. Disabled people are public of inclusive education, since the construction of an exclusionary society directly interferes with them. In this research, the specific public addressed for the approach are people with visual impairments, considering that these also face barriers in everyday life and education caused by the harmful ways in which disability is socially constructed. As examples of tools that can be applied in inclusive education for people with visual impairments, this research addresses assistive technologies as devices and services that are intended to be a tool to improve the way people with visual impairments are included in education. Based on these considerations, this research took place in a qualitative way with database research for a bibliographic review of the approach to the use of assistive technologies for the education of people with visual impairments. As for the bibliographic review, the research was based in dissertations and theses published in Brazil, which were chosen from several areas of knowledge that approached inclusive education. As a result, strategies for inclusive education were found and then analyzed comparatively as they demonstrate possibilities and limitations in the context of the SDGs. Based on this assessment, it was understood that the SDGs contain several gaps in the approach of people with visual impairments as an essential public for the promotion of sustainable development, yet, SDGs still form an extremely important agenda for a starting point for the insertion of the debates on inclusive education in the international scenario. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227264 |
Date: | 2021 |
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PTIC0104-D.pdf | 1.864Mb |
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