Title: | Proposta de diretrizes para uso e concepção de ícones em interfaces de dispositivos móveis: uma pesquisa focada no design universal |
Author: | Gobbi, Aline Girardi |
Abstract: |
Com a crescente evolução tecnológica, os dispositivos móveis, tais como smartphones e smartwatches, passaram a fazer parte da vida diária das pessoas. A forma de interação mudou, uma vez que a adaptação para dispositivos móveis exige o uso de telas menores e sensíveis ao toque. Com telas menores, os ícones ganharam espaço, sendo, em muitos casos, a principal forma de interação em um aplicativo ou site na versão mobile, substituindo textos, que podem ficar muito pequenos nessas telas, dificultando a interação. Foi verificada a necessidade de estudos que tratam das mudanças ocorridas nas interfaces, e das recomendações de usabilidade, acessibilidade e Design Universal, que podem não abranger algumas questões específicas dessas interfaces. Foi observado que os ícones de interfaces de uso massivo são, muitas vezes, utilizados sem legendas. Dessa forma, o problema levantado nesta pesquisa são os erros de interpretação que podem ser causados pelo uso de ícones sem legendas, uma vez que estes não possuem normatização ou padronização específica para uso e concepção. Quando o usuário não consegue completar uma tarefa ou é induzido ao erro devido a um problema na interface, como o que pode ser ocasionado pelo uso inadequado de ícones, pode ocorrer insatisfação, frustração, sentimento de incapacidade e aumento da carga cognitiva. Com isso, o objetivo desta tese foi o de propor diretrizes para o uso e concepção de ícones em interfaces gráficas computacionais de dispositivos móveis com base nos princípios do Design Universal, especificamente no que se refere ao uso de legendas e rótulos (elementos textuais), utilizando, em conjunto, ferramentas e princípios da Usabilidade e da Acessibilidade. Para cumprir com o objetivo proposto, foram realizadas revisões sistemáticas e testes preliminares com interfaces, por meio do uso de métodos como o rastreamento ocular e também foi utilizado questionário. Foi constatado que 66% dos ícones de amplo uso são reconhecidos pela maioria dos participantes, o que justifica a ausência de legendas em ícones de amplo uso em interfaces. Com os resultados das revisões sistemáticas, dos testes preliminares e do questionário, foram elaboradas diretrizes para uso e concepção de ícones para interfaces gráficas computacionais de dispositivos móveis, focada nas questões do uso de legendas e rótulos, que poderá servir como guia para profissionais e pesquisadores que atuam na área de desenvolvimento e design de softwares para dispositivos móveis. Abstract: With the increasing technological evolution, mobile devices, such as smartphones and smartwatches, have become part of people's daily lives. The form of interaction has changed, since adapting to mobile devices requires the use of smaller, touch-sensitive screens. With smaller screens, the icons gained space, being, in many cases, the main form of interaction in an application or website in the mobile version, replacing texts, which can be very small on these screens, making interaction difficult. It was verified the need for studies that deal with the changes occurred in the interfaces, and the recommendations of usability, accessibility and Universal Design, which may not cover some specific issues of these interfaces. It was observed that the icons of massive use interfaces are often used without subtitles. Thus, the problem raised in this research is the interpretation errors that can be caused by the use of icons without subtitles, since they do not have specific norms or standards for use and design. When the user is unable to complete a task or is misled due to a problem in the interface, such as that which can be caused by the inappropriate use of icons, dissatisfaction, frustration, feelings of incapacity and increased cognitive load may occur. Thus, the objective of this thesis was to propose guidelines for the use and design of icons in computer graphic interfaces of mobile devices based on the principles of Universal Design, specifically with regard to the use of captions and labels (textual elements), using, together, tools and principles of Usability and Accessibility. To comply with the proposed objective, systematic reviews and preliminary tests with interfaces were performed, using methods such as eye tracking and a questionnaire was also used. It was found that 66% of the icons of wide use are recognized by the majority of the participants, which justifies the absence of legends in icons of wide use in interfaces. With the results of systematic reviews, preliminary tests and the questionnaire, guidelines for the use and design of icons for computer graphic interfaces of mobile devices were developed, focused on the issues of the use of legends and labels, which can serve as a guide for professionals and researchers working in the development and design of software for mobile devices. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227254 |
Date: | 2021 |
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PEPS5815-T.pdf | 7.839Mb |
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