O processo estratégico de uma instituição comunitária de ensino superior do estado de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

O processo estratégico de uma instituição comunitária de ensino superior do estado de Santa Catarina

Show full item record

Title: O processo estratégico de uma instituição comunitária de ensino superior do estado de Santa Catarina
Author: Prette, Gissele
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo estratégico no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. A revisão de literatura abordou os temas relacionados ao contexto histórico das instituições comunitárias de ensino superior - ICES, estratégia, englobando os seguintes aspectos: origens, definições e conceitos; processo estratégico, etapas do processo estratégico, sendo eles a formulação e formação, implementação e implantação e avaliação e controle das estratégias, bem como estratégias em instituições de ensino superior. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cuja coleta de informações compreendeu, em um primeiro momento, a pesquisa bibliográfica, na sequência a realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores, representantes de coordenadores de cursos e dos funcionários técnico-administrativos do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de a instituição estudada traçar suas estratégias, fortalecer e reformular os seus processos estratégicos, criando estratégias com vantagem competitiva sustentáveis a fim de garantir a sobrevivência, sem perder sua essência, pois com a celeridade de crescimento de instituições de ensino superior a gestão estratégia se tornou vital. Ressalta-se que do ponto de vista acadêmico, a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento contínuo da instituição analisada. Quanto aos resultados da pesquisa, os dados coletados foram descritos nas seguintes categorias: Caracterização, Concepção, Execução e Avaliação do processo estratégico na UNIFEBE. Após a análise dos dados confrontou-se com a teoria as principais questões levantadas pelos entrevistados em cada categoria. Na caracterização destacou-se os seguintes aspectos: discussões do processo estratégico ocorrerem em um grupo pequeno de partícipes, desafio da disseminação das estratégias do nível hierárquico mais alto para a base e visões distintas quanto ao documento que define as estratégias e a temporalidade do processo estratégico da instituição analisada. Com relação à concepção evidenciou-se: fragilidades na comunicação interna. No que se refere à execução apontou-se que o envolvimento e o entendimento das lideranças no processo estratégico são vitais para garantir o sucesso desse processo. E quanto à avaliação e controle constatou-se: a falta de uma fonte para verificação da efetividade das ações estratégicas da UNIFEBE e a necessidade de ter uma comissão com atribuições de revisitar as estratégias estabelecidas a fim de analisar se elas estão ou não fazendo sentido no momento atual. Após o levantamento das principais demandas foram sugeridas sete proposições que, além de atenderem aos objetivos específicos da pesquisa, foram elaborados com o intuito de aprimorar ainda mais o processo estratégico da instituição estudada. A pesquisa possibilitou também identificar que a gestão universitária apresenta carência de literatura no que se refere ao processo estratégico e à visão estratégica das instituições de ensino superior, com ênfase naquelas denominadas comunitárias.Abstract: This research aimed to understand the strategic process at the University Center of Brusque - UNIFEBE. The literature review addressed issues related to the historical context of community institutions of higher education - CIHE, strategy, encompassing the following aspects: origins, definitions and concepts; strategic process, stages of the strategic process, namely the formulation and formation, implementation, and implementation and evaluation and control of strategies, as well as strategies in higher education institutions. It is a case study of a qualitative nature, whose information collection comprised, at first, a bibliographic research, followed by semi-structured interviews with managers, representatives of course coordinators, and technical-administrative employees of the University Center of Brusque - UNIFEBE. The result has evidenced the need of the institution to draw its strategies, strengthen and reformulate its strategic processes, creating strategies with a sustainable competitive advantage to guarantee survival, without losing its essence, as with the speed of growth of institutions of higher education strategy management has become vital. It is noteworthy that from an academic point of view, research can contribute to the continuous development of the analyzed institution. Data were described in these categories: Characterization, Conception, Execution and Evaluation of the strategic process at UNIFEBE. After analyzing the data, the main issues raised by the interviewees in each category were confronted with theory. In the characterization, some aspects were highlighted as follows: discussions of the strategic process occur in a small group of participants, challenge of disseminating the strategies from the highest hierarchical level to the base, and different views regarding the document that defines the strategies and the temporality of the strategic process of the analyzed institution. Regarding the design, it was evident: weaknesses in internal communication. Concerning execution, it was pointed out that the involvement and understanding of leaders in the strategic process are vital to ensure the success of this process. As for the evaluation and control, it was found the lack of a source to verify the effectiveness of UNIFEBE's strategic actions and the need to have a commission with attributions to revisit the established strategies to analyze whether they are making sense at the current time. After surveying the main demands, it suggested seven proposals, which, in addition to meeting the specific objectives of the research, were elaborated to improve the strategic process of the studied institution. The research also made it possible to identify that university management has a lack of literature regarding the strategic process and strategic vision of higher education institutions, with emphasis on those called community.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227146
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PPAU0239-D.pdf 2.040Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar