Title: | Sistemas tutores inteligentes como mediadores para a gestão do conhecimento: o caso de uma instituição de ensino superior da região sul de Santa Catarina |
Author: | Cardoso, Gilmar |
Abstract: |
Esta dissertação tem como objetivo principal uma proposta para utilização de um sistema tutor inteligente como recurso didático que auxilie na aprendizagem organizacional, aplicado a uma instituição de ensino superior. As razões que motivaram este trabalho estão relacionadas com a melhoria do processo de gestão do conhecimento nas organizações. Nos últimos anos houve um aumento vultoso de instituições e cursos das mais diversas áreas do conhecimento, gerando muita competitividade, com uma demanda expressiva por atributos de valor na educação e nos resultados apresentados por meio de indicadores de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação. Para obter vantagem competitiva perante seus concorrentes, alguns autores sugerem que as organizações façam uso da inovação como principal foco estratégico. Para este propósito, neste trabalho foram mapeados o compartilhamento do conhecimento em uma instituição de ensino superior da região sul de Santa Catarina, descrevendo suas práticas de gestão do conhecimento. Buscando também alternativas de educação e treinamento para atualização profissional, alinhados com as demandas da organização. Assim, através dos resultados obtidos se acredita que a empresa tenha uma visão mais clara e concisa dos métodos aplicados para concepção, desenvolvimento, armazenamento e compartilhamento do conhecimento gerado na empresa. Para isso, foi realizada uma pesquisa através de entrevista estruturada com perguntas abertas, fechadas e mista, num total de 14 questões, aplicadas a 16 colaboradores em diversos cargos na organização. Para garantir maior credibilidade e legitimidade dos dados, as entrevistas foram gravadas, se optou também por usar um instrumento de medida que se adequasse aos tipos de dados desta pesquisa, portanto, das 14 perguntas sete foram adaptadas com base no modelo da escala de Likert. Cada participante da pesquisa foi direcionado para uma sala e antes das perguntas foram explanados os principais conceitos que o participante poderia não estar familiarizado como: gestão do conhecimento, espiral do conhecimento, mapa do conhecimento, sistemas tutores inteligentes. Ao analisar todas as etapas do trabalho é possível compreender que um sistema tutor inteligente pode auxiliar na aprendizagem organizacional como ferramenta para apoiar as estratégias de aquisição e disseminação do conhecimento. Abstract: This dissertation has as main objective a proposal for the use of an intelligent tutoring system as a didactic resource that helps in organizational learning, applied to a higher education institution. The reasons that motivated this work are related to the improvement of the knowledge management process in organizations. In recent years there has been a huge increase in institutions and courses in the most diverse areas of knowledge, generating a lot of competitiveness, with an expressive demand for attributes of value in education and in the results presented through quality indicators established by the Ministry of Education. To obtain a competitive advantage over its competitors, some authors suggest that organizations make use of innovation as the main strategic focus. For this purpose, in this work, knowledge sharing was mapped at a higher education institution in the southern region of Santa Catarina, describing its knowledge management practices. Also looking for education and training alternatives for professional updating, in line with the demands of the organization. Thus, through the results obtained, it is believed that the company has a clearer and more concise view of the methods applied for the conception, development, storage and sharing of the knowledge generated in the company. For this, a survey was conducted through a structured interview with open, closed and mixed questions, in a total of 14 questions, applied to 16 employees in various positions in the organization. In order to guarantee greater credibility and legitimacy of the data, the interviews were recorded, it was also chosen to use a measurement instrument that suited the types of data in this research, therefore, of the 14 questions seven were adapted based on the Likert scale model. Each research participant was directed to a room and before the questions were explained the main concepts that the participant might not be familiar with: knowledge management, knowledge spiral, knowledge map, intelligent tutoring systems. When analyzing all stages of the work, it is possible to understand that an intelligent tutoring system can assist in organizational learning as a tool to support strategies for the acquisition and dissemination of knowledge. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227103 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0105-D.pdf | 3.000Mb |
View/ |