Piyarêtsi: musicalidades rituais entre os ashenika do Rio Amônia da Amazônia acreana

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Piyarêtsi: musicalidades rituais entre os ashenika do Rio Amônia da Amazônia acreana

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Title: Piyarêtsi: musicalidades rituais entre os ashenika do Rio Amônia da Amazônia acreana
Author: Lacerda, Izomar
Abstract: Esta tese é uma etnografia do ritual do Piyar?tsi entre os Ashenika do Rio Amônia (Alto Juruá) na região fronteiriça Brasil/Peru na Amazônia acreana. Baseada no discurso nativo e em parte de sua mitologia, o rito é analisado sobretudo com atenções voltadas para aspectos de suas musicalidades. Piyar?tsi denomina a bebida fermentada de mandioca (?caiçuma?), mas também designa o ritual de seu consumo. Tal rito, em sua versão ideal, é constituído por uma série de micro-rituais musicais dos quais participam tambores e flautas, assim como se expressam repertórios específicos de cantos e danças que agenciam modos diferenciais de participações dialógicas e complementares entre homens e mulheres. O complexo rito-musical aponta para conexões cosmológicas, estabelecendo relações com patamares celestiais, assim como, criando uma volta a um espaço-tempo mítico ideal. O texto advoga pela compreensão de tais atos rituais como parte de um sistema ritualístico mais ampliado, que inclui como elemento complementar outro ritual musical, o Kamarãpi, que tem como marca característica o consumo da ayahuasca (também denominada de Kamarãpi). Envolvendo experiências multissensoriais sinestésicas que se passam através de uma cadeia intersemiótica, o Sistema Ritual Piyar?tsi-Kamarãpi é um potente modo de estabelecimento de relações amplas, horizontal e verticalmente, que explicita modos de atuação da socialidade Ashenika, que tem sua ética, estética e política permeadas pelas noções de guerra e amor (sensualidades).Abstract: This thesis is an ethnography of the Piyar?tsi ritual among the Ashenika of the Amônia River (Upper Juruá) in the Brazil/Peru border region in the Amazon region of Acre. Based on native discourse and part of its mythology, the rite is analyzed above all with attention to aspects of their musicality. Piyar?tsi calls the fermented drink cassava (?caiçuma?), but also designates the ritual of its consumption. Such rite, in its ideal version, is constituted by a series of musical micro-rituals in which drums and flutes participate, as well as specific repertoires of songs and dances that organize differential modes of dialogical and complementary participation between men and women are expressed. The rite-musical complex points to cosmological connections, establishing relationships with celestial levels, as well as creating a return to a mythical ideal space-time. The text advocates the understanding of such ritual acts as part of a broader ritual system, which includes as a complementary element another musical ritual, the Kamarãpi, whose characteristic mark is the consumption of ayahuasca (also called kamarãpi). Involving synaesthetic multisensory experiences that take place through an intersemiotic chain, the Piyar?tsi-Kamarãpi Ritual System is a powerful way of establishing broad relations, horizontally and vertically, which explains the modes of action of the Ashenika sociality, which has its ethics, aesthetics and politics permeated by the notions of war and love (sensualities).
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227045
Date: 2021


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