O Pesadelo Americano: cinema de horror e o conservadorismo estadunidense na Era Reagan (1981-1989)

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O Pesadelo Americano: cinema de horror e o conservadorismo estadunidense na Era Reagan (1981-1989)

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Title: O Pesadelo Americano: cinema de horror e o conservadorismo estadunidense na Era Reagan (1981-1989)
Author: Silva, Rodrigo Candido da
Abstract: Em fins da década de 1970, o panorama político e sociocultural dos EUA vê a ascensão de forças conservadoras, que ganham espaço e adesão em diversos setores da sociedade estadunidense. Compreende-se que tal ascensão se dá em um contexto de crise política, econômica e social, marcada por embates culturais que trazem o aspecto ?moral? da sociedade para o centro da discussão, culminando na eleição de Ronald Reagan em 1980, um elemento fundamental para compreendermos os Estados Unidos durante essa década. Desse modo, presentes em vários setores da sociedade estadunidense, o discurso conservador e a moral conservadora também perpassam o cinema dos anos 1980, incluindo o gênero de horror. O presente trabalho tem, diante disso, o objetivo de analisar o modo como alguns filmes de terror da década de 1980 são influenciados pela ascensão das forças conservadoras nesse período, principalmente sob a perspectiva da difusão de uma moral que, a partir de representações de medos e assombrações, propaga ideais de comportamento associados a perspectivas sociais, econômicas, políticas e culturais em voga no contexto da Era Reagan. Discute-se, portanto, o contexto dos filmes durante essa ascensão, pensando-se o cinema de horror no período a partir da análise dos conteúdos presentes nas narrativas de três filmes, em especial: Poltergeist ? O Fenômeno (Poltergeist), de 1982; A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street), de 1984; e A Hora do Pesadelo II ? A Vingança de Freddy (A Nightmare on Elm Street 2 ? Freddy?s Revenge), de 1985.Abstract: In the late 1970s, the US political and socio-cultural landscape saw the rise of conservative forces, gaining space and adherence in various sectors of American society. It is understood that such a rise occurs in a context of political, economic and social crisis, marked by cultural clashes, which bring the ?moral? aspect of society to the center of the discussion, culminating in the election of Ronald Reagan in 1980, a key element in understanding the United States during that decade. Thus, present in various sectors of American society, conservative discourse and conservative morality also permeate the cinema of the 1980s, including the horror genre. The present work aims at analyzing the way in which some horror films from the 1980s are influenced by the rise of conservative forces in this period, mainly from the perspective of the diffusion of a morality that, from representations of fears and haunts, propagates Ideals of behavior, associated with the social, economic, political and cultural perspectives in vogue in the context of the Reagan era. Therefore, we discuss the context of these films, through an analysis of this rise, the debate about horror cinema in the period and the analysis of the contents present in the narratives of three films: Poltergeist (1982). A Nightmare on Elm Street (1984) and A Nightmare on Elm Street 2 ? Freddy?s Revenge (1985).
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227034
Date: 2021


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