Ferramentas tecnológicas aplicadas à educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

Ferramentas tecnológicas aplicadas à educação infantil

Show full item record

Title: Ferramentas tecnológicas aplicadas à educação infantil
Author: Westrup, Maiara de Lima Machado
Abstract: É cada vez mais comum o uso de tecnologias digitais por pais, crianças e educadores. As crianças convivem com internet, celular, tablet, jogos, televisão constantemente no seu dia a dia. O problema central desta Pesquisa: Como as ferramentas tecnológicas podem identificar as tecnologias utilizadas em atividades na educação infantil? O objetivo geral deste estudo é identificar as tecnologias que podem facilitar o desenvolvimento da Educação Infantil. A metodologia da pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada com base na abordagem histórico-cultural, principalmente em autores como Vygotsky, bem como, os demais autores que dão continuidade a esta abordagem e em Howard Gardner, que elaborou a teoria das Inteligências Múltiplas completando um ao outro sobre a forma de ver a tecnologia na educação infantil. O estudo foi qualitativo e exploratório, realizado através de questionário com professoras que atuam com diferentes turmas compostas por crianças com idades distintas. A referida pesquisa foi realizada no Centro Educacional Sementinha do Saber com crianças de um ano a seis anos. Com este estudo, baseado em um questionário e aplicado com duas professoras, pretende-se identificar as tecnologias utilizadas em atividades com as turmas do Berçário e Pré-Escolar. A análise e resultado deste projeto serão baseados no questionário aplicado nas professoras, no relato e na observação realizada sobre as crianças, suas aplicações e interações entre eles, em sala de aula e no âmbito familiar. Sabe-se que esse projeto é um tanto desafiador, pois muitos ainda não acreditam no uso de ferramentas tecnológicas aplicadas às crianças de séries iniciais. Esta pesquisa, além do questionário com as professoras, tem o estudo de caso realizado no C.E Sementinha do Saber para conhecer um pouco mais sobre a proposta pedagógica, baseadas nas inteligências múltiplas aplicadas às crianças. Os resultados foram diferentes conforme cada criança e cada idade. Apesar de algumas dificuldades, as tecnologias utilizadas vieram contribuir muito com as atividades. Conclui-se que a tecnologia como apoio educacional, poderá facilitar o aprendizado das crianças da fase inicial, sem deixar de lado a interação social, conforme a teoria de Vygotsky o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social.Abstract: The use of digital technologies by parents, children and educators is increasingly common. Children live with the internet, cell phones, tablets, games, television constantly in their daily lives. The main problem of this research: How can technological tools identify the technologies used in activities in early childhood education? The general objective of this study is to identify the technologies that can facilitate the development of Early Childhood Education. The research methodology was carried out through bibliographical, qualitative and applied research based on the historical-cultural approach, mainly in authors such as Vygotsky, as well as the other authors who continue this approach and in Howard Gardner, who elaborated the theory of Multiple intelligences complementing each other on how to view technology in early childhood education. The study was qualitative and exploratory, carried out through a questionnaire with teachers who work with different classes composed of children of different ages. This research was carried out at the Sementinha do Saber Educational Center with children aged one to six years. With this study, based on a questionnaire and applied with two teachers, it is intended to identify the technologies used in activities with the Nursery and Pre-School classes. The analysis and results of this project will be based on the questionnaire applied to the teachers, on the report and observation carried out on the children, their applications and interactions between them, in the classroom and in the family environment. It is known that this project is somewhat challenging, as many still do not believe in the use of technological tools applied to early grade children. This research, in addition to the questionnaire with the teachers, has a case study carried out at C.E Sementinha do Saber to learn a little more about the pedagogical proposal, based on multiple intelligences applied to children. The results were different for each child and each age. Despite some difficulties, the technologies used came to contribute a lot to the activities. It is concluded that technology as an educational support can facilitate the learning of children in the initial phase, without leaving aside social interaction, according to Vygotsky's theory, the student's cognitive development takes place through social interaction.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226823
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0109-D.pdf 7.525Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar