A efetividade do CAPSI como método de ensino: uma revisão sistemática de literatura.
Author:
Caio, Medeiros de Oliveira
Abstract:
O Computer-aided personalized system of instruction (CAPSI) é um método de ensino com recursos educacionais do Personalized System of instruction (PSI) que já se mostraram efetivos, mas tem suas diferenças: questões dissertativas, revisão por pares, é online e pode ser usado a distância. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a sua efetividade. Foram avaliadas 56 publicações relativas ao CAPSI, utilizando as diretrizes da What Works ClearingHouse (WWC). Para a síntese das evidências dos estudos controlados randomizados (RCTs) foram calculados os tamanhos de efeitos (g de hedges). Para os delineamentos de sujeito único (SCDs) foram calculados os tamanhos de efeitos comparáveis. Na síntese dos resultados, foram realizadas meta-análises de efeitos fixos por meio do método de inversão do peso dos estudos por sua variância. Após a avaliação dos critérios de elegibilidade e da qualidade da evidência, apenas quatro estudos foram considerados elegíveis, dois em cada categoria de síntese. Os resultados da meta-análise dos SCDs (SMD= 4.1, IC= 2.1~6.2, I²= 82.1%, p< .001) apontam que o CAPSI é um método efetivo de ensino. Já os resultados da metanálise dos RCTs (SMD= -0.475, IC= -1.3~0.4, I²= 40.9%, p= 0.29), no qual o CAPSI foi comparado com o uso de manual autoinstrucional, não foi observada diferença significativa nos resultados. Em conclusão, os resultados dos estudos indicam o CAPSI como um método efetivo para ensino, com efetividade limitada, comparável a utilização de manuais autoinstrucionais. Os resultados precisam ser vistos como pouco conclusivos devido à baixa quantidade de estudos com alta qualidade de evidências disponíveis e ao baixo número de participantes destes. Ademais, a maioria dos estudos encontrados foram conduzidos em Manitoba(CA) logo pouco se produziu sobre o uso do CAPSI em outros locais. Mais estudos primários sobre o CAPSI são necessários para conclusões mais completas, tanto sobre seu uso como um todo, quanto em relação a seus recursos.