Métodos e técnicas para a condução do debriefing em simulação clínica na enfermagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Métodos e técnicas para a condução do debriefing em simulação clínica na enfermagem

Mostrar registro completo

Título: Métodos e técnicas para a condução do debriefing em simulação clínica na enfermagem
Autor: Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
Resumo: Introdução: A simulação é considerada um dos melhores recursos para o aperfeiçoamento da habilidade de reflexão, raciocínio clínico e desenvolvimento de competência dos estudantes. Permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos planejados, utilizando simuladores ou atores, em ambiente seguro, estimulando a reflexão no momento do debriefing. O debriefing é uma técnica que ajuda na consolidação do saber e na correção de comportamentos inadequados, logo, é uma etapa fundamental na simulação. É imperativo que o docente responsável pela realização do debriefing tenha consistência e embasamento científico para a escolha e a condução do método e da técnica a serem empregados. Objetivo: Identificar os métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de ensino aprendizagem com o uso de simulação clínica em enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, entre os anos de 2011 a 2021, a partir da busca livre de descritores Métodos e Técnicas de condução do debriefing; Simulação Clínica; Enfermagem; Ensino; Aprendizagem nas bases de dados CINAHL, Eric, Google Scholar, Pubmed (included Medline), SciELO e Web of Science. Adotou-se a ferramenta de extração de dados EndNote e procedeu-se à análise do conteúdo dos estudos selecionados. Resultados: foram recuperados 294 referencias, resultando após três refinamentos em 23 estudos para análise aprofundada. Emergiram duas categorias: 1) Condução do debriefing em simulação clínica para a enfermagem com o uso de instrumentos e 2) Métodos e Técnicas para condução do debriefing – feedback e questionários. Conclusão: As estratégias pedagógicas permeiam a condução de sessões de debriefing, a inclusão de abordagens de ensino inovadores, que possam ser combinadas com a experiências de simulação, e que requerem a capacitação docente e desenvolvimento de instrumentos boas práticas na condução do debriefing em atividade simulada.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226716
Data: 2021-08-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
VídeoSIC.mp4 20.25Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar