Treinamento em habilidades sociais com universitários: levantamento de necessidades, protocolo e avaliação
Author:
Toresan, Luiz Henrique
Abstract:
As habilidades sociais (HS) são um conjunto de habilidades aprendidas pelo indivíduo ao longo de seu desenvolvimento e são fundamentais para a interação social do indivíduo. O bom repertório de HS está associado a maior qualidade de vida, facilitando o convívio social e aumentando as experiências positivas nas interações. Em contrapartida, déficits podem causar diversos prejuízos nas relações do indivíduo, no desempenho acadêmico/profissional e nos comportamentos de risco. O ambiente universitário pode servir como estressor e ansiogênico quando não há um repertório bem desenvolvido de habilidades sociais. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um protocolo de treinamento de habilidades sociais (THS) para os universitários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com base em um levantamento de necessidades. A pesquisa foi realizada em três etapas: 1) levantamento de necessidades de treinamento de habilidades sociais; 2) desenvolvimento de um protocolo de treinamento de habilidades sociais; e 3) avaliação do protocolo em um grupo piloto. Os resultados do levantamento apontaram que as três habilidades sociais mais solicitadas pelos estudantes foram: falar em público, apresentar trabalhos e expressar opiniões. O resultado do grupo piloto demonstrou um desenvolvimento significativo de HS por parte dos participantes, além da redução nos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Conclui-se que o protocolo proposto possui grande potencial para desenvolver HS em universitários e que mais pesquisas devem ser feitas em diferentes contextos e públicos, ampliando sua aplicação e garantindo uma melhor replicabilidade.