Abstract:
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O objetivo deste relatório é contar como ocorreu e ocorre o desenvolvimento do jogo eletrônico Comenius 3. O Comenius 3 é um jogo educativo de gênero Point and Click, do qual conta com mecânicas que visam fornecer aprendizado para seus jogadores. O público alvo do Comenius 3 são educadores em formação e, visando a formação adequada dos mesmos, o Comenius 3 conta com diversos conteúdos mostrando o uso correto das mídias em sala de aula, bem como metodologias de ensino e solução de problemas em sala.
Atualmente o projeto de grupo de pesquisa EDUMÍDIA desenvolveu três jogos, o Comenius 1, Comenius 2 e Comenius 3. O Game Comenius 3 está em desenvolvimento no momento, tendo como previsão para término e lançamento em dezembro de 2021 e é dele que participo desde março de 2021 como PIBIC voluntário. O Comenius 3 é um jogo linear que, primeiramente, introduz o jogador aos conteúdos que serão apresentados durante o jogo e permite a criação de uma aula personalizada. Algumas dentre as várias escolhas estão a escolha de mídias, nível de ensino e metodologia. Até o momento foram desenvolvidas duas metodologias e, cada uma conta com mecânicas diferentes, tendo em comum o quiz. Quando a nova equipe de programação iniciou no projeto, a metodologia 2 ainda não havia começado a ser feita. No entanto, não foi necessário começar o trabalho do zero pois foi possível reaproveitar várias coisas que já haviam sido implementadas na metodologia 1, como por exemplo, o já citado quiz. Mas como em várias avaliações de jogadores constavam o fato de que o jogo era muito rápido, a equipe de programação foi responsável por criar novas mecânicas que pudessem atrair e divertir o jogador, fazendo-o sentir como um verdadeiro professor. Não apenas foram implementadas novas mecânicas no jogo, como também foram revisadas e consertadas diversas falhas que passaram despercebidas pela equipe de desenvolvimento. A ferramenta usada para o desenvolvimento do Comenius 3 é a Unity, um motor para a criação de jogos eletrônicos. E a linguagem de programação usada é o C#, uma linguagem orientada à objetos. Como na equipe não temos um game designer, toda a equipe faz esse trabalho em conjunto durante as reuniões que ocorrem toda semana no Discord. O game design do jogo é muito influenciado pelas avaliações de seus jogadores e, como o jogo está em constante desenvolvimento, sempre estamos revisando e melhorando seu conteúdo. Tanto que, atualmente, o foco é renovar o layout de maneira a aumentar o interesse do jogador ao seu conteúdo, bem como terminar a terceira metodologia que já será construída nos novos moldes. No geral, o projeto proporciona aprendizados de diversas áreas para toda a equipe, mesmo sendo da equipe de programação, pude participar do game design e até mesmo ter contato com a parte visual e pedagógica do jogo. Assim como o restante da equipe pôde aprender um pouco mais sobre como funciona a programação de um jogo, suas dificuldades e possibilidades. Tanto que continuarei no projeto, dessa vez como bolsista PIBIC, e poderei continuar contribuindo e aprendendo. |