Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar
Author:
Felisbino, Bruno Dalton
Abstract:
Neste subprojeto procuramos dar continuidade as análises feitas das percepções de uma amostra de professores aposentados da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina sobre o Sucesso e o Fracasso escolar. Para este fim, tivemos como base os resultados desse subprojeto feito entre agosto de 2019 até 2020, que contou com uma ampla documentação vinda do projeto-matriz, intitulado: “Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina”. A documentação citada tem 894 questionários, tendo a intenção de identificar as concepções de sucesso e fracasso escolar e a centralidade do mérito escolar, tentando entender como a meritocracia se configura e como se reflete nas percepções de professores aposentados. Nessa documentação foram registrados 3213 aspectos, que permitiu compor 102 categorias e 16 subgrupos. Uma longa análise dos subgrupos revelou que as expectativas dos docentes sobre o sucesso e fracasso escolar apontaram os sujeitos como responsáveis (em especial a Família, Professores e Alunos) e que apenas uma minoria responsabilizava o Estado de alguma forma.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.