O desenvolvimento da identidade profissional como fator protetivo de saúde mental: o caso dos egressos da Psicologia/UFSC.
Author:
Bourscheid, Daeana Paula
Abstract:
A centralidade do trabalho para as pessoas se expressa através da estruturação da vida cotidiana em sociedade, bem como na constituição da subjetividade. Desse modo, reconhece-se que o trabalho, ao ser produtor e produto de sentido e significado na vida dos sujeitos, contribui para o desenvolvimento da identidade profissional e, portanto, possibilita a manutenção da saúde mental. Objetivou-se nesta pesquisa investigar a relação entre identidade profissional e saúde mental na trajetória de egressos do curso de Psicologia/UFSC. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e posterior transcrição e análise de conteúdo das entrevistas, com dez psicólogos, formados nesta IES entre 2010 e 2018. Os achados iniciais evidenciam que os egressos apresentam um sentido de identidade profissional estruturado, o qual relaciona-se com a saúde mental dos entrevistados. Tais resultados se mostram relevantes para o curso de Psicologia/UFSC e para o Conselho Regional e Federal de Psicologia, possibilitando o planejamento de ações formativas coerentes com as demandas e realidades regional e nacional da atuação em psicologia.
Description:
Apresentação de pesquisa do 31º Seminário de Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Psicologia.